Métricas de software - Revista easy Java Magazine 8

Conhecer o código é um requisito essencial para que seja possível desenvolver novas funcionalidades e mantê-las com qualidade. Assim, neste artigo veremos como obter informações do código para que possamos tomar as melhores decisões.

De que se trata o artigo:

Conhecer o código é um requisito essencial para que seja possível desenvolver novas funcionalidades e mantê-las com qualidade. Assim, neste artigo veremos como obter informações do código para que possamos tomar as melhores decisões sobre a evolução do mesmo.

Para que serve:

Métricas de software servem para termos parâmetros de referência sobre como está o código de nossas aplicações, saber como está o desempenho de cada membro da equipe do projeto, a complexidade de cada método, classe, entre outras informações.

Em que situação o tema é útil:

Este tema é útil para desenvolvedores, analistas e gerentes de projetos que se preocupam com a qualidade do mesmo e que precisam de dados para poder tomar decisões a respeito do software em desenvolvimento.

Resumo DevMan:

Neste artigo abordamos o conceito de métricas de software, destacando a sua importância para que o desenvolvedor saiba como obter informações sobre seu código. Além disso, conhecemos três métricas: de tamanho, de complexidade e de coesão.

Métricas de software têm sido apontadas como um dos principais mecanismos para tornar o desenvolvimento e manutenção de softwares uma disciplina mais previsível e controlável [Car 03]. Medir é uma prática básica em qualquer tipo de engenharia e na Engenharia de Software não é diferente. Neste contexto, várias métricas têm sido propostas para se medir atributos como tamanho, complexidade, coesão e acoplamento dos mais variados artefatos de software.

As métricas estão relacionadas tanto com o produto, como com processos de desenvolvimento e manutenção do software. A partir delas, conseguem-se dados quantitativos que oferecem uma boa informação sobre o andamento do projeto. Com essas informações, é possível fazer a estimativa de custos, prazos de entrega e até mesmo ter noção sobre a qualidade do sistema [Car 03].

Nos dias de hoje, o desenvolvimento de grandes sistemas é uma atividade que vem se tornando cada vez mais comum e que consome muito tempo e esforço. Sabendo-se que cada etapa do desenvolvimento de um sistema requer planejamento e esforço, é preciso fornecer informações para que os desenvolvedores possam tomar decisões sobre o andamento das atividades. Desta forma, as métricas de software tornam-se necessárias para identificar informações sobre o processo e auxiliar nas decisões tomadas.

Tipos de Métricas

As métricas de software são divididas em métricas do produto, do processo e do projeto. As métricas do produto descrevem características do produto como tamanho, complexidade, design, performance e níveis de qualidade. Métricas de processo podem ser usadas para melhorar as atividades de desenvolvimento e manutenção do software. Já as métricas de projeto descrevem as características do projeto em desenvolvimento, como o número de desenvolvedores, utilização de padrões, custo, produtividade, entre outros." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados