MMLogs: Uma biblioteca para auxílio à depuração de falhas

A idéia deste artigo é apresentar uma biblioteca voltada ao processamento e detalhamento de logs de operação de sistemas, desenvolvida pelo GPARC-TI (Grupo Multimídia) com o intuito de permitir o uso facilitado desse recurso.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 64. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler essa revista em PDF.

MMLogs

Uma biblioteca para auxílio à depuração de falhas

 

Um dos maiores problemas na criação de sistemas é o monitoramento das circunstâncias de operação dos mesmos e o modo de reportar erros, permitindo uma depuração adequada dos problemas que, de outra maneira, não seriam de conhecimento do desenvolvedor ou chegariam com um relatório apenas parcial do ocorrido.

Um dos mecanismos mais utilizados para esse fim são os ditos logs de operação, que visam permitir uma visualização de problemas ou circunstâncias de operação de um sistema. Os logs são usados para verificar o que ocorreu com um sistema. Obviamente existem outros mecanismos de monitoração de erros em um sistema (levantamento dos valores de registradores do processador etc.).

A idéia deste artigo é apresentar uma biblioteca voltada ao processamento e detalhamento de logs de operação de sistemas, desenvolvida pelo GPARC-TI (Grupo Multimídia) com o intuito de permitir o uso facilitado desse recurso. A biblioteca é denominada MMLogs, contando na atualidade com mais de 20 classes distintas que fornecem capacidades que vão da geração ao armazenamento desses registros.

Sendo um artigo introdutório, iremos apresentar algumas funcionalidades básicas da biblioteca e montaremos um exemplo mostrando como as exceções em um sistema podem ser monitoradas e tratadas de forma adequada, permitindo seu registro e futura correção.

 

A idéia da biblioteca

Sua concepção básica envolve o uso de um “caminho de dados” (denominado Log Path), onde as mensagens de log podem trafegar, tomando diferentes ações a depender das classes e/ou componentes pelos quais passam.

Assim sendo, a operação básica da biblioteca envolve a criação de um caminho para as mensagens de log que gere uma reação mais adequada para cada tipo de mensagem, como por exemplo, registro em arquivo, envio pela rede, envio por e-mail etc." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados