Novos recursos do DataSnap X3

Nesse artigo serão abordados, de forma sucinta, os recursos oferecidos pelo DataSnap XE3 e que muitas vezes passam despercebidos pelo desenvolvedor na correria de seu dia a dia.

Artigo do tipo Exemplos Praticos
Recursos especiais neste artigo:
Contém nota Quickupdate, Conteúdo sobre novidades.
Pronto para Web com DataSnap XE3
É muito comum a situação onde um cliente solicita que alguma informação de seu sistema esteja disponível online, na internet. Muitos desenvolvedores partem para utilização de outras ferramentas, esquecendo que o Delphi oferece suporte ao desenvolvimento de aplicações Web. Nesse artigo serão abordados, de forma sucinta, os recursos oferecidos pelo DataSnap XE3 e que muitas vezes passam despercebidos pelo desenvolvedor na correria de seu dia a dia.

Em que situação o tema é útil
Aproveitar o conhecimento já existente na ferramenta e criar extensões para WEB, de seu aplicativo, de uma rotina específica, possibilitando a integração de negócios.

Embora o Delphi tenha ficado famoso pela sua capacidade RAD de criar aplicações desktop de alto desempenho e com bastante facilidade, não é de hoje que se sabe que ele também é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de aplicações web completas. O Delphi possibilita diversas formas de criação de aplicações web dinâmicas, através de várias tecnologias, como:

WebBroker: é um modelo de desenvolvimento baseado em WebActions. Para os que usam Servlets e agora o ASP.NET MVC, este não é um termo novo. É um dos primeiros modelos de desenvolvimento web disponíveis no Delphi que respondem a estímulos de Response e Request. É de fácil de aprendizado, mas requer conhecimento em HTML;

WebSnap: similar ao WebBroker que introduz conceitos como Server Side Script, inexistente no outro. Esse modelo serviu de base para os controles de servidor que temos no IntraWeb. Embora o WebSnap ainda esteja disponível no Delphi, ele foi sinalizando em algumas versões como “deprecated” (não mais atualizado). Como alternativa, comece a usar o IntraWeb (VCL for the Web);

IntraWeb (VCL for the Web): surgiu na versão 7 do Delphi trazendo uma metodologia RAD para o desenvolvimento de aplicações Web. Montado sobre a estrutura do WebSnap, possibilitou que programadores de aplicações Desktop com Delphi se sentissem facilmente adaptados ao modelo web, por tornar o desenvolvimento dessas aplicações antes baseado em um modelo de formulários;

Delphi Prism ASP.NET: ganhou vários adeptos dentro do modelo de desenvolvimento web usando o .NET framework. Uma evolução do modelo ASP, seu antecessor, baseado em script de servidor da Microsoft – uma estrutura de páginas HTML e uma estrutura de script code behind para tornar a aplicação dinâmica.

Entretanto, alguns desenvolvedores Delphi ainda não se atentaram ao poder que a nova estrutura do DataSnap tem para o desenvolvimento de aplicações web de alta performance. É sobre esta abordagem de desenvolvimento web que trataremos neste artigo.

REST e JSON

Representational State Transfer (REST) ​​é uma arquitetura para Web Services. Grandes fornecedores como Google, Yahoo, Amazon e Microsoft, têm aderido a este modelo para a maioria dos seus novos serviços web, devido ao seu ótimo desempenho, além da facilidade de implementação e transferência de objetos na notação JSON (JavaScript Object Notation), fazendo com que ela seja facilmente integrada a outros serviços."

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados