O IDE NetBeans - Revista easy Java Magazine 7 – Parte 2

Apresenta os meios para estabelecer conexões com bancos de dados e como usá-las, e o conhecimento necessário para criar aplicações Swing no IDE NetBeans.

Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo:

Apresenta os meios para estabelecer conexões com bancos de dados e como usá-las, e o conhecimento necessário para criar aplicações Swing no IDE NetBeans.

Para que serve:

Visa dar suporte aos desenvolvedores que desejam criar aplicações desktop multiplataforma utilizando Interfaces Gráficas do Usuário (GUI) e que acessam bancos de dados.

Em que situação o tema é útil:

A utilização dos recursos apresentados neste artigo facilita a implementação de sistemas com GUIs independentes de plataforma e que realizam operações CRUD (Create, Read, Update e Delete). O desenvolvedor encontrará também informações fundamentais para quando necessitar gerenciar diversas conexões com bancos de dados sem precisar sair do IDE, de forma que se mantenha o mais focado possível na criação da aplicação.

Resumo DevMan:

Na primeira parte deste artigo enfatizamos, além da configuração do ambiente, o uso do Editor de Código do NetBeans. Por sua vez, esta segunda parte, dá destaque a outro editor do IDE – o GUI Builder. Este editor – conhecido anteriormente como Matisse – é usado para o desenho de interfaces do usuário quando se criam aplicações desktop Swing. Além disso, é apresentado também o Database Explorer. Este elemento do IDE permite conectar a servidores de banco de dados para criar objetos de esquema (tabelas, visões, stored procedures, etc.) de forma simples e ágil. Assim, complementamos o que consideramos ser o fundamental para o desenvolvedor iniciar a criação de aplicações de área de trabalho no NetBeans.

Embora as aplicações web estejam em alta, principalmente devido à chamada computação na nuvem (cloud computing), as aplicações desktop ainda mantêm sua importância, justificável notadamente pelo seu melhor desempenho. Desde a criação da tecnologia applet – mini-aplicativo GUI que executa no navegador web – Java tem crescido e amadurecido sua capacidade de criar sistemas desktop. Esse tipo de programa é construído usando as bibliotecas Swing e AWT do Java, e o NetBeans agiliza a sua criação através do uso do GUI Builder.

Alia-se a esta ferramenta, o poder que o IDE oferece para lidar com vários Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBDs), e o desenvolvedor terá à sua disposição recursos que possibilitam um aumento considerável na sua produtividade. É importante ressaltar que o NetBeans trás recursos não apenas para a criação da aplicações que acessam banco de dados, mas também para realizar diferentes tarefas que são fundamentais no trabalho do programador, tais como conectar-se ao banco de dados, criar e povoar tabelas, etc.

Estes são os recursos do NetBeans que focaremos neste artigo. Inicialmente falaremos do uso do Database Explorer – e todas as funcionalidades associadas – para gerenciar banco de dados no IDE, e em seguida iremos apresentar os elementos que o ambiente oferece para a criação de aplicações com interface gráfica, reunidos no GUI Builder.

Juntando este conhecimento, com o que foi estudado na primeira parte da matéria – configuração do IDE e Editor de Código – o desenvolvedor terá uma base fundamental para começar a usar o NetBeans e criar suas primeiras aplicações.

Trabalhando com bancos de dados usando o Database Explorer

Um dos principais componentes de uma aplicação é o banco de dados relacional. Dificilmente o desenvolvedor criará um sistema onde não seja necessário persistir (salvar) dados. Por isso, além de oferecer assistentes que facilitam o desenvolvimento de programas, o NetBeans dispõe de um recurso que pode fazer as mais variadas tarefas envolvendo bancos de dados: conectar-se, executar scripts, migrar esquemas entre bancos de dados de diferentes fabricantes, etc. Esta ferramenta encontra-se na janela Serviços. A janela Serviços possibilita acesso a serviços Web, tais como Google, por exemplo; servidores de aplicação, tais como GlassFish; servidores para desenvolvimento colaborativo, tais como java.net; além de bancos de dados. Nesta janela, o nó Banco de dados, e todos os seus nós filhos, é chamado Database Explorer.

Esquema de banco de dados: é um conjunto de objetos tais como: tabelas, visões, sequências, procedimentos armazenados, etc., disponíveis para um determinado grupo de usuários. Pode-se dizer que esquemas são semelhantes a diretórios em um sistema de arquivos, exceto que não se pode criar árvores de esquemas. Ou seja, não é possível criar esquemas em níveis inferiores ao primeiro. Um esquema é especificado por um grupo de comandos SQL chamado "

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados