O que é o Coding Dojo

Veja neste artigo o que é um Coding Dojo, quais as técnicas existentes e os benefícios que a prática de Coding Dojo pode trazer para as equipes, pessoas e empresas.

No mundo da tecnologia da informação as novidades surgem a todo momento. Por mais que um time procure se manter atualizado sobre tudo, é extremamente importante existir um ambiente onde novas técnicas possam ser aprendidas, testadas, praticadas e compartilhadas.

Dojo, (pronuncia-se Dojô) é uma palavra de origem japonesa e significa “local de treinamento”. Portanto, o Coding Dojo nada mais é que do um “local de treinamento de código”, ou “local de treinamento de programação”.

Formatos

Existem alguns formatos que são utilizados para a realização de Coding Dojos:

Vantagens

O Coding Dojo é um ambiente seguro para testar novas ideias, promover o networking e compartilhamento de ideias entre os membros da equipe. É muito comum empresas promoverem Dojos abertos. Dessa forma a empresa pode conhecer profissionais que possam se adequar ao seu ambiente e os profissionais também tem a oportunidade de conhecer o ambiente dessas empresas.

A DevMedia possui mais de 280 cursos online na área de programação, análise, gerência, entre outras. Vale a pena conferir.

Intuito

O intuito de se realizar um Coding Dojo é a diversão. Desafiar programadores com novos problemas, novas linguagens, enfim, buscar novas soluções saindo da zona de conforto.

O Dojo não é uma competição sobre quem resolve o problema mais rápido, ou qual solução é melhor implementada.

Obviamente o conhecimento obtido durante a execução do Coding Dojo é utilizado pelos programadores nas tarefas de seu dia a dia, o que faz com que a qualidade do trabalho “real” produzido também aumente, de forma indireta, com a realização de Coding Dojos.

Ambiente

O ambiente e fundamental para que a realização do Coding Dojo seja bem sucedida. De acordo com o formato escolhido é necessário possuir a quantidade de computadores compatível com a quantidade de duplas que irão codificar. Também pode ser interessante a existência de um projetor, para que todos possam visualizar os códigos.

Alimentação também é importante, afinal programador feliz é programador alimentado.

É importante propiciar um ambiente que seja confortável a todos os participantes. Para tanto, é indispensável conhecer a quantidade (que pode até ser limitada através de inscrições) como também alguns gostos particulares que podem influenciar (restrições alimentares, idioma, etc).

Valores

A realização de um Coding Dojo bem sucedido depende e fortalece alguns valores em todos os profissionais envolvidos. Entre eles, podemos destacar alguns:

Retrospectiva

Ao final do Coding Dojo, normalmente, os participantes realizam uma retrospectiva do evento.

Nessa retrospectiva, que pode ser realizada utilizando diversas técnicas, de maneira geral são respondidas três perguntas básicas:

A retrospectiva é extremamente importante, pois condensa todo o aprendizado do Coding Dojo.

Alguns times costumam registrar os Coding Dojos realizados (através de filmagens, atas, etc) para consultas futuras. Essa é uma prática extremamente interessante, pois permite que o aprendizado seja compartilhado por mais pessoas mesmo após a realização do Coding Dojo.

Espero que com esse artigo tenha ficado claro o que é um Coding Dojo, porque ele é importante e, principalmente, porque vale a pena ser realizado.

Um time motivado produz muito mais, e poucas coisas motivam mais um time de desenvolvimento do que desafios e novas tecnologias.

Qualquer dúvida, ou complementos sobre o assunto por favor deixem nos comentários. Abraços.

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados