Padrões de Projeto e POO: Integração com o Together no Delphi 2006

O artigo apresenta o Pattern Wizard, uma ferramenta disponibilizada no Delphi 2006 que oferece vários padrões de projeto para facilitar o desenvolvimento de sistemas OO.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 76. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

POO

Padrões de Projeto e POO

Integração com o Together no Delphi 2006

Com a difusão do desenvolvimento Orientado a Objetos e a necessidade de produzir software com mais qualidade, muitos padrões estão sendo incorporados ao desenvolvimento, com o objetivo de aumentar o reuso e a produtividade.

Os padrões mais conhecidos são denominados Padrões de Projeto (Design Patterns) ou Padrões GoF (Gang of Four - Gangue dos Quatro), que foram propostos em 1994 por Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides, com a finalidade de descrever soluções para problemas recorrentes no desenvolvimento de software orientado a objetos.

Para facilitar sua utilização, alguns IDEs, como o Delphi, incorporaram esses padrões e oferecem mecanismos para adicionar os recursos no desenvolvimento de aplicações. Nesse sentido, este artigo apresenta o Pattern Wizard, uma ferramenta disponibilizada no Delphi 2006 que oferece vários padrões de projeto para facilitar o desenvolvimento de sistemas OO.

Padrões de Projeto

Padrões de projeto são soluções customizadas e reutilizáveis para problemas que são encontrados frequentemente no processo de desenvolvimento de aplicativos. Eles tratam da concepção e da interação entre objetos, definindo ao mesmo tempo um padrão de comunicação que é compartilhado por toda a equipe de desenvolvimento.

Os padrões de projetos são organizados em famílias de padrões: de criação, estruturais e comportamentais. Os padrões de criação são relacionados à criação de objetos, os estruturais tratam das associações entre classes e objetos e os comportamentais das interações e divisões de responsabilidades entre as classes ou objetos.

Um padrão de projeto é classificado também segundo o seu escopo: de classe ou de objeto. Nos padrões com escopo de classe os relacionamentos que definem esse padrão são definidos através de herança e em tempo de compilação.

Nos padrões com escopo de objeto, o padrão é encontrado nos relacionamentos entre os objetos definidos em tempo de execução. Os diversos padrões de projeto estão divididos por categoria conforme a Tabela 1.

 

"
[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados