Padrões e conceitos de Aplicações Corporativas

Veja neste artigo os principais padrões e conceitos referentes a aplicações corporativas, softwares que uma empresa usa para auxiliar a organização na solução de problemas empresariais.

Neste artigo apresento o Maximiller dos Santos, que pode ser contatado pelo e-mail m.miller.sts@gmail.com. O Maximiller foi meu aluno em algumas disciplinas de sua graduação e está concluindo o último período do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UTFPR campus Medianeira neste primeiro semestre de 2013. Trabalhou recentemente no setor de infraestrutura de rede da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

Utiliza-se o termo “Aplicativo corporativo” para descrever aplicações - ou softwares - que uma empresa usa para auxiliar a organização na solução de problemas empresariais. Quando a palavra "empresa" é combinada com "aplicativo", normalmente se refere a um software que resolva problemas complexos para indivíduos dentro destas empresas.

Aplicações empresariais são normalmente concebidas para interface ou integração com outras aplicações empresariais, usadas dentro de uma organização para trabalhar sobre diferentes plataformas. Estas aplicações atendem a requisitos rigorosos relacionados à segurança e gestão de administração. Normalmente são projetadas e implantadas por uma equipe especializada de desenvolvimento de TI dentro da organização. No entanto, uma empresa pode terceirizar parte ou todo o desenvolvimento da aplicação e trazê-la de volta à organização para a implantação.

Atualmente, as empresas estão usando “Aplication Service Providers” (ASP). O aplicativo corporativo é projetado por um Prestador de Serviços de Aplicação de terceiros e arrendado para a empresa, como uma premissa ou serviço hospedado. Outra tendência em aplicações corporativas é a mudança para a computação em nuvem, onde a empresa move parte ou toda sua infraestrutura para a nuvem. Algumas empresas também podem optar por uma solução híbrida, onde aplicações em nuvem são integradas com sistemas on-premise.

Alguns dos tipos mais comuns de aplicações empresariais podem ser: Sistemas automatizados de faturamento, Processamento de pagamentos, Sistemas de marketing por e-mail, Gerenciamento de conteúdo, Autoatendimento com suporte ao cliente, Gestão de relacionamento com o cliente, Planejamento de recursos empresariais, Inteligência de Negócios, Planejamento de Continuidade de Negócios (BCP), Gestão de RH, Integração de aplicação empresarial e Empresa de pesquisa de mensagens e sistemas de colaboração, dentre vários outros.

Como qualquer aplicação moderna, um aplicativo corporativo deve ser confiável, ter um bom desempenho, fornecer uma interface de usuário intuitiva e eficiente, mas além destas qualidades comuns, elas podem ser caracterizadas por três atributos específicos.

Um aplicativo corporativo é:

Grande

Necessita de suporte multiusuários, aplicações multicomponentes que podem manipular dados em massa e utilizar o processamento paralelo, recursos de rede distribuídos e lógicas complexas. Pode ser implementado através de múltiplas plataformas e interagir com muitas outras aplicações.

Orientado à Empresas

Sua finalidade é atender às necessidades comerciais específicas. Codifica políticas de negócios, processos, regras e entidades. É desenvolvido em uma organização empresarial, é implantado de forma sensível às necessidades do negócio.

Missão Crítica

Um aplicativo corporativo deve ser robusto o suficiente para sustentar o funcionamento contínuo. Deve ser extremamente flexível para escalabilidade e implantação, e permitir a manutenção eficiente, monitoramento e administração.

Estas qualidades claramente tornam a tarefa de desenvolvimento da empresa extraordinariamente difícil, a tendência é de que essa demanda rapidamente cresça. A rápida melhora de hardware e software, combinado com a concorrência econômica global - e oportunidades - criaram um ambiente no qual os sistemas de negócios deve responder rapidamente e fornecer níveis inigualáveis de desempenho. Como essas demandas continuam, os desenvolvedores devem automatizar ainda mais os seus negócios, construir seu software ainda mais rápido, servir a mais e mais usuários, e processar uma massa crescente de dados.

Além desses desafios, o poder, a complexidade, a taxa de mudança da tecnologia utilizada na construção dessas soluções corporativas torna o desenvolvimento eficiente cada vez mais árduo. Para criar um aplicativo empresarial deve-se considerar e equilibrar um enorme conjunto de requisitos de aplicação, tais como:

Sem uma forma sistemática para compreender as relações entre esses requisitos complexos e muitas vezes conflitantes, é difícil saber por onde começar. Um modelo mais simples pode ajudar a reduzir essa complexidade e fornecer uma forma organizada para projetar e construir aplicações que traçam um curso ideal entre as muitas exigências. Seguem abaixo algumas práticas na integração de aplicações:

Há muitas diferenças entre gerenciar uma ferramenta desktop ou aplicação e gestão de um pacote de software pronto para empresas. O impacto da compra de um aplicativo corporativo é mais profundo sobre a empresa que compra, o processo de venda é muito maior, e seus participantes e natureza são diferentes. As expectativas dos clientes, em relação à funcionalidade, suporte, serviços e preços também são diferentes. Estas diferenças conflitam com o processo de gerenciamento de produto, características do produto e capacidade do mesmo. Deve ser considerado o seguinte:

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