Recursos do Code Editor

Neste artigo será mostrado alguns dos recusos do Code Editor

Recursos do Code Editor

 

O Code Editor além das sintaxes coloridas oferece outros recursos tais como:

 

- Class Completion : Após declarar um método, usamos esse recurso para fornecer a definição do mesmo na seção Implementation da Unit, o inverso também pode ser feito, ou seja, após definir o método na seção Implementation o Class Completion cria a declaração.  Outra opção fornecida por esse recurso é o complemento da definição de uma propriedade.

 

Exemplo

Em um novo projeto declare o método a seguir na cláusula public:

 

procedure Mensagem(Msg: string);

 

Pressione Ctrl+Shift+C para ser fornecido a definição do método na seção Implementation:

 

Agora entre com a definição de uma nova propriedade para o formulário, digite o código a seguir na cláusula public:

 

property Aluno: string;

 

Novamente Pressione Ctrl+Shift+C e veja, em negrito, o que foi gerado pelo Class Completion no dois casos:

 

type

  TForm1 = class(TForm)

  private

    FAluno: string;

    procedure SetAluno(const Value: string);

    { Private declarations }

  public

    { Public declarations }

    property Aluno: string read FAluno write SetAluno;

    procedure Mensagem(Msg: string);

  end;

 

implementation

 

procedure TForm1.Mensagem(Msg: string);

begin

 

end;

 

procedure TForm1.SetAluno(const Value: string);

begin

  FAluno := Value;

End;

 

- Code Insight : Para usar pressione Ctrl+Barra de Espaço.  Esse recurso permite em qualquer parte do código a escolha de parâmetros, método, propriedade, variáveis, etc.  Também podemos usá-lo junto com um objeto, nesse caso basta digita o nome do objeto acompanhado por um ponto e aguardar ou usar a combinação de teclas mencionada.  Outra utilização seria a procura de um valor correto para uma instrução de atribuição (dois pontos + igual).

 

- Code Parameter Hints : Semelhante ao anterior só que nesse caso a lista que aparece é referente aos tipos de parâmetros de uma função, procedimento ou método.  Para usar basta digitar o nome da função, procedimento ou método seguido do parêntese de abertura, para forçar seu aparecimento pressionar as teclas Ctrl+Shift+Barra de Espaço.

 

- Live Templates : Para ser usado pressione Ctrl+J ou através do menu View > Templates.  Esse recurso é usado para inserir um modelo de código predefinido.

 

- Help Insight : É basicamente uma janela que mostra informações relevantes do identificador, tais como onde o mesmo está declarado, qual o seu tipo, Unit onde foi declarado entre outros.  Para acionar o Help Insight pressione Ctrl+Shift+H.

 

- Error Insight : Recurso que mostra em design-time os erros encontrados no código sublinhado-os com vermelho.  Posicionando o mouse sobre o erro é apresentado um hint com a mensagem de erro.  O Structure Panel lista todos os erros existentes no código.

 

- Sync Edit : Permite a alteração simultânea de identificadores que apareçam diversas vezes num determinado bloco de código.  Para usá-lo selecione todo o bloco de código desejado e em seguida pressione Ctrl+Shift+J (os identificadores que podem ser alterados ficam sublinhados de azul).

 

- Bookmark : Recurso que permite marca um ponto no código que pode ser acessado rapidamente.  Para acioná-lo pressione Ctrl+Shift+Num onde Num é um número entre 0 e 9.  Estando em outra parte da Unit e querendo voltar para o ponto selecionado basta pressionar Ctrl+Num.

 

- Incremental Search : Busca incrementa que pode ser acionada pressionando Ctrl+E ou usando o menu Search > Incremental Search, em seguida digitando-se a palavra desejada.  Note que a medida que se digita o prompt vai se posicionando na primeira palavra encontrada.

 

- Find : Abre caixa de dialogo para especificar texto e tipo de busca que se deseja fazer na Unit atual.  Essa busca é acionada pressionando Ctrl+F ou através do menu Search > Find.

 

- Find in Files : Pressione Ctrl+Shift+F ou use o menu Search > Find in Files para abrir a caixa de dialogo que especifica o texto e tipo de busca que se deseja fazer em todas as Units do projeto.

 

- Replace : Abre caixa de dialogo para especificar o texto a ser localizado e o valor que o substituirá. Acione essa janela pressionando Ctrl+R ou usando o menu Search > Replace.

 

- Search Again : Localiza a próxima incidência do texto informado no Find ou no Replace bastando pressionando F3 ou através do menu Search > Search Again

 

- Go to Line Number : Abre caixa de dialogo pedindo o número da linha que deseja colocar o prompt.  Pressione Alt+G ou use o menu Search > Go to Line Number.

 

Este artigo foi cedido por http://www.cassic.com.br/


Artigos relacionados