Refatoração para Padrões – Parte 2 - Engenharia de Software 29

Aborda o tema refatoração para padrões com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar o código-fonte de suas aplicações.

Artigo no estilo: Curso

De que se trata o artigo:

Aborda o tema refatoração para padrões com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar o código-fonte de suas aplicações.

Para que serve:

Para prover conhecimento ao desenvolvedor sobre refatoração para padrões e demonstrar através de um exemplo prático a aplicação das técnicas de refatoração para padrões: Mover Conhecimento de Criação para Factory e Encapsular Classes com Factory.

Em que situação o tema é útil:

O tema se torna fundamental para desenvolvedores que já estão familiarizados com padrões de projeto e já os implementam em seus softwares e que querem saber mais sobre refatoração para padrões, conhecendo os benefícios que sua utilização traz.

Autores: Jacimar Fernandes Tavares e Marco Antônio Pereira Araújo

O processo de refatoração para padrões envolve uma série de conhecimentos que se tornam indispensáveis para que um bom resultado seja obtido. Além do domínio das técnicas de refatoração para padrões e conhecimento sobre os padrões de projeto, o desenvolvedor deve ainda conhecer outros fatores que estão diretamente ligados a esta tarefa, para que possua uma melhor compreensão sobre o processo como um todo, e sobre os fatores que influenciam diretamente no seu trabalho de refatorar para padrões.

Neste ponto, é interessante que o desenvolvedor entenda também a importância de conhecer as técnicas de refatoração que contribuirão para a melhoria do projeto de código existente (ler Nota 1). Entender sobre o padrão de projeto que a técnica de refatoração para padrões ataca e as respectivas técnicas de refatoração permite ao desenvolvedor ter mais facilidade para compreender e se beneficiar de seu uso (ler Nota 2).

Nota 1. Refatoração – relembrando conceitos importantes

Refatoração (do inglês Refactoring) é o processo de modificar um sistema de software para melhorar a estrutura interna do código sem alterar seu comportamento externo.

O uso desta técnica aprimora a concepção (design) de um software e evita a deterioração tão comum durante o ciclo de vida de um código. Esta deterioração é geralmente causada por mudanças com objetivos de curto prazo ou por alterações realizadas sem a clara compreensão da concepção do sistema."

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados