Refatoração para Padrões – Parte 3 - Engenharia de Software 30

Aborda o tema refatoração para padrões com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar o código-fonte de suas aplicações.

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Artigo no estilo: Curso

De que se trata o artigo:

Aborda o tema refatoração para padrões com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar o código-fonte de suas aplicações.

Para que serve:

Para prover conhecimento ao desenvolvedor sobre refatoração para padrões e demonstrar através de um exemplo prático a aplicação das técnicas de refatoração para padrões Introduzir Criação Polimórfica com Factory Method e Encapsular Composite com Builder.

Em que situação o tema é útil:

O tema se torna fundamental para desenvolvedores que já estão familiarizados com padrões de projeto e já os implementam em seus softwares e que querem saber mais sobre refatoração para padrões, conhecendo os benefícios que sua utilização traz.

Autores: Jacimar Fernandes Tavares e Marco Antônio Pereira Araújo

Seguindo a série de artigos sobre refatoração para padrões, serão apresentadas neste artigo mais duas técnicas de refatoração para padrões, que são:

· Introduzir Criação Polimórfica com Factory Method, técnica voltada para a implementação do padrão de projeto Factory Method, e;

· Encapsular Composite com Builder, técnica voltada para a implementação do padrão de projeto Builder.

Para uma melhor compreensão do processo de aplicação destas técnicas é necessário o conhecimento sobre algumas refatorações que são parte fundamental deste processo. Portanto serão apresentadas as refatorações Extrair Método (ler Nota 1), Extrair Superclasse, Criar um Método Padrão e Subir Método na Hierarquia. Além das técnicas de refatoração, primeiramente serão apresentados os padrões de projeto que as técnicas de refatoração para padrões Introduzir Criação Polimórfica com Factory Method e Encapsular Composite evidenciam, que são Factory Method e Builder.

Nota 1. Refatoração Extrair Método

A técnica de refatoração Extrair Método foi apresentada no artigo da edição 29 da Engenharia de Software Magazine.

O quadro da Figura 1 mostra a relação entre as técnicas de refatoração para padrões e os padrões de projeto que elas contemplam, bem como as técnicas de refatorações que são necessárias no processo de refatorar para tais padrões.

Figura 1. Relação das técnicas de refatoração para padrões com os padrões de projeto e técnicas de refatoração

O padrão de projeto Factory Method

O desenvolvimento de aplicações orientadas a objetos conta com uma série de recursos que podem facilitar a vida do desenvolvedor no processo de desenvolvimento de uma aplicação. O polimorfismo é um exemplo disso. Frameworks, por sua vez podem usufruir deste recurso para que suas classes se tornem mais extensíveis. Neste sentido, pode-se criar uma estrutura hierárquica onde o trabalho de implementar um método seja delegado às subclasses, ficando a superclasse com o método abstrato que será sobrescrito por uma das classes filhas, dependendo da necessidade do projeto naquele momento.

A implementação do padrão de projeto Factory Method traz como consequência um projeto de código mais simples, evitando a duplicação, pois é uma alternativa ao uso de métodos de criação responsáveis pela instanciação de objetos customizados.

O padrão de projeto Builder

Devido ao nível de complexidade apresentada em algumas classes no que diz respeito a como construir seus objetos, o padrão de projeto Builder visa permitir a criação de estruturas que separam os métodos de criação de objetos (neste contexto, métodos diferentes para cada tipo de objeto instanciado) da forma como a classe é representada, através de seus atributos."

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