Refatoração para Padrões – Parte 7 - Artigo Revista Engenharia de Software Magazine 34

Aborda o tema refatoração para padrões com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar o código-fonte de suas aplicações.

Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Artigo no estilo: Curso

De que se trata o artigo

Aborda o tema refatoração para padrões com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar o código-fonte de suas aplicações.

Para que serve

Para prover conhecimento ao desenvolvedor sobre refatoração para padrões e demonstrar através de exemplos práticos a aplicação das técnicas de refatoração para padrões Substituir Condicionais que Alteram Estados por State e Substituir Árvore Implícita por Composite.

Em que situação o tema é útil

O tema se torna fundamental para desenvolvedores que já estão familiarizados com padrões de projeto e já os implementam em seus softwares e que querem saber mais sobre refatoração para padrões, conhecendo os benefícios que sua utilização traz.

Autores: Jacimar Fernandes Tavares e Marco Antônio Pereira Araújo

Em algumas aplicações é comum encontrar código criado para ser executado quando um objeto muda de estado. Nestes casos, alguns desenvolvedores acabam escrevendo código para executar de acordo com os diferentes estados que um objeto pode assumir. Um problema nestes casos refere-se à reutilização dessas estruturas, que em alguns casos não é possível, pois está espalhada pela aplicação. O padrão de projeto State é apresentado neste artigo como uma forma de concentrar código de mudança de estados em determinadas classes, o que será possível graças à utilização da técnica de refatoração para padrões Substituir Condicionais que Alteram Estados por State. Em outro cenário, tem-se a criação de código utilizado para formar objetos compostos, ou seja, objetos formados a partir de informações provenientes de outros objetos. Neste sentido, o problema se encontra em códigos muitas vezes complexos, que são responsáveis por juntar tais informações. Sendo assim, o padrão de projeto Composite, através da utilização da técnica de refatoração para padrões Substituir Árvore Implícita por Composite, permite a definição de estruturas de código para reduzir a complexidade de tais estruturas ao implementar um Composite.

O processo de implementação dos padrões de projeto State "

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados