Refatoração para Padrões – Parte 8 - Engenharia de Software 35

Aborda o tema refatoração para padrões com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar o código-fonte de suas aplicações.

Artigo no estilo: Curso

De que se trata o artigo:

Aborda o tema refatoração para padrões com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar o código-fonte de suas aplicações.

Para que serve:

Para prover conhecimento ao desenvolvedor sobre refatoração para padrões e demonstrar através de exemplos práticos a aplicação das técnicas de refatoração para padrões Substituir Envio condicional por Command e Extrair Composite.

Em que situação o tema é útil:

O tema se torna fundamental para desenvolvedores que já estão familiarizados com padrões de projeto e já os implementam em seus softwares e que querem saber mais sobre refatoração para padrões, conhecendo os benefícios que sua utilização traz.

A criação de lógica condicional é o recurso utilizado pelos desenvolvedores para permitir que diferentes caminhos possam ser tomados durante a execução de uma aplicação. Um problema neste sentido está relacionado ao tamanho do código que contém a lógica condicional. Caso ele seja extenso demais, pode vir a se tornar complicado de entender e manter. Lógica condicional criada para executar diversos tipos de ações pode centralizar muito código em uma única classe do sistema.

A definição de uma técnica de refatoração para padrões que permita simplificar essa lógica condicional ao implementar o padrão de projeto Command, permite que o código responsável por executar as diversas ações seja dividido por diversas classes command. A refatoração para padrões Substituir Envio condicional por Command auxilia neste processo.

As 27 técnicas de refatoração para padrões existentes implementam diversos padrões de projeto baseando-se no contexto de um problema encontrado no código de algumas aplicações. Com isso, elas apresentam padrões de projeto que podem ser implementados com base em diferentes problemas, como é o caso do padrão Composite. Neste artigo sua implementação se dá com base em um problema: código duplicado responsável pela manipulação de composites. Nesse contexto, surge a necessidade de remover código duplicado que pode estar em diferentes subclasses de uma hierarquia. Para tal tarefa, o código é movido para a superclasse e a duplicação é eliminada. Essa modificação será possível com a aplicação da refatoração para padrões Extrair Composite (ver Nota 1).

Para um melhor entendimento das refatorações para padrões abordadas neste artigo é necessário que o desenvolvedor conheça previamente as técnicas de refatoração Extrair Método, Extrair Classe, Extrair SuperClasse e Extrair Interface, por serem parte fundamental no processo de aplicação da refatoração para padrões Substituir envio condicional por Command, e ainda conhecer as técnicas de refatoração Renomear Método, Subir Método na Hierarquia e Substituir Algoritmo, que, juntamente com a refatoração Extrair Método, constituem os pré-requisitos necessários para a aplicação da técnica de refatoração para padrões Extrair "

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados