RUP - Rational Unified Process

Veja neste artigo: RUP - Rational Unified Process

A Rational é bem conhecida pelo seu investimento em orientação em objetos. A empresa foi a criadora da Unified Modeling Language (UML), assim como de várias ferramentas que a suportam, sendo a mais conhecida o Rational Rose. O Rational Unified Process (RUP) é uma metodologia completa criada pela Rational para viabilizar que grandes projetos de software sejam bem sucedidos. O RUP é na verdade um produto composto de material de referência na forma de páginas HTML, descrevendo toda a metodologia.

Princípios Básicos

Um grande problema nos projetos atuais é o grande dinamismo e complexidade dos negócios nos dias de hoje. Cada vez mais os sistemas são complexos e precisam estar prontos em menos tempo. Mais do que isso, as necessidades mudam ao longo do tempo e a especificação de um sistema provavelmente será alterada durante seu desenvolvimento. Além disso, temos tecnologias novas (software e hardware) surgindo a cada dia. Algumas funcionam bem. Outras não. Visando atacar estes problemas, o RUP adota as seguintes premissas básicas:

Uso de iterações para evitar o impacto de mudanças no projeto, Gerenciamento de mudanças e Abordagens dos pontos de maior risco o mais cedo possível.

Estrutura Básica do RUP

Nesta metodologia, o projeto passa por 4 fases básicas. Estas fases são:

Apesar de parecer um modelo em cascata, na verdade cada fase é composta de uma ou mais iterações, o que se assemelha a um modelo em espiral. Estas iterações são em geral curtas (1-2 semanas) e abordam algumas poucas funções do sistema. Isto reduz o impacto de mudanças, pois quanto menor o tempo, menor a probabilidade de haver uma mudança neste período para as funções em questão.

Além das fases e iterações, existem os workflows. Cada workflow é na verdade uma sequência de tarefas encadeadas e relacionadas a um aspecto importante do projeto, tal como análise do negócio, testes, etc. Os gráficos da figura mostram a ênfase de cada workflow em cada etapa do projeto.

Conteúdo do RUP

que é o RUP afinal? Sabemos neste ponto que é uma metodologia completa e vimos sua estrutura básica. Porém o que ele oferece?

O RUP, além de uma metodologia, é um produto comercializado pela Rational, que é uma grande documentação baseada em hipertexto (HTML). Do conteúdo deste material, destaco os seguintes assuntos:

Como Adotar

Com base nestes recursos a adoção do RUP pode ser feita de mais de uma maneira. Um extremo seria usar o RUP à risca, ou seja, aplicar todos os métodos e processos exatamente como são propostos. A vantagem desta abordagem é que nada deve ser alterado, pois o RUP é bem completo e detalhado. Porém existe um preço a ser pago, pois o RUP na íntegra é complexo. Esta abordagem implicaria em treinamentos, projetos piloto, etc. Propostas de projetos de adoção do RUP são descritos no próprio produto.

O extremo oposto seria adotar outro modelo de processo mais simples ou conhecido (o atual, se existir) e utilizar o material do RUP como fonte de referência complementar para assuntos não abordados em outro modelo como, por exemplo, os modelos de documentos.

A primeira abordagem é interessante para empresas que precisam de uma grande formalização do processo de desenvolvimento de software e cujo método atual seja totalmente inadequado ou inexistente. A segunda abordagem seria interessante para quem já tem alguma metodologia que considera adequada, mas que tem deficiência em alguma área como, por exemplo, suporte a UML. Soluções intermediárias também são possíveis.

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados