Sistema de Locadora em Delphi 2010 – Parte 2 - Clube Delphi 117

Nesta parte iremos realizar a conexão com o banco de dados, também iniciaremos a implementação dos Data Modules que serão responsáveis pela organização dos módulos de acesso a dados do nosso sistema. Por fim, faremos uma breve introdução aos Ribbon Controls.

Artigo no estilo: Curso

Do que trata o artigo

Nesta parte iremos realizar a conexão com o banco de dados, também iniciaremos a implementação dponsáveis pela organização dos módulos de acesso a dados do nosso sistema. Por fim, faremos uma breve introdução aos Ribbon Controls.

Para que serve

Os recursos aqui vistos auxiliam na organização e facilidade de manutenção, já que teremos uma centralização dos componentes por módulos. Veremos como utilizar os Ribbon Controls, que permitem desenvolver um visual mais agradável para a aplicação.

Em que situação o tema é útil

Qualquer tipo de software pode fazer uso de vários Data Modules para um melhor controle de acesso a dados, pois com isso, teremos o benefício de uma aplicação organizada.

Resumo do DevMan

Na parte inicial de nosso artigo, acompanhamos de uma maneira bem introdutória como criar o banco de dados e demais objetos que de início serão utilizados, como Generators e Domains. Vimos também a introdução ao conceito de herança visual, fazendo a criação do nosso formulário principal de herança e aprendendo um pouco sobre conceitos básicos de orientação a objetos, como manipulação de métodos/propriedade e encapsulamento.

Nesta segunda parte aprenderemos a utilizar o Data Explorer, que nada mais é do que o assistente de criação de conexão com banco de dados. Veremos também como aplicar os Ribbon Controls em nossa aplicação, que é uma suíte de componentes para criação de GUI (Graphic User Interface) disponibilizada pela Microsoft e inicialmente introduzida na versão 2007 do MSOffice.

Criando a conexão com o banco de dados

Anteriormente deixamos nossa tela de herança preparada para efetuar a navegação e manipulação através dos DataSets que serão instanciados futuramente. A partir deste ponto, veremos como proceder com a criação desses DataSets para a alimentação dos nossos cadastros baseados no formulários de herança (formulários herdados). Primeiramente abra o exemplo anterior em seu Delphi 2010. Em nosso exemplo adotarei a estrutura de dados baseando-me no diretório C:\ClubeDelphi\DB para a localização do banco de dados. Vamos acessar o Data Explorer (menu View>Data Explorer), selecione na ramificação do TreeView a conexão do Firebird e com o botão direito do mouse clique em Add New Connection. Na janela de conexão, informe em Connection Name o nome de CLUBEDELPHI e clique em OK. Com a nova conexão devidamente criada iremos apontar para o caminho do nosso banco de dados no diretório citado anteriormente, então, clique com o botão direito do mouse sobre a conexão recentemente criada e selecione a opção Modify Connection para que uma nova janela seja exibida. Configure-a conforme ilustrado na Figura 1.

"

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados