SqlDataSource e GridView: Uma introdução a controles de acesso a dados do ASP.NET

Neste artigo iremos ver passo a passo, de maneira bem simples e explicativa, como utilizar dois dos mais interessantes componentes do ASP.NET 2.0: SqlDataSource e GridView.

Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 17. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Uma introdução aos principais controles de acesso a dados do ASP.NET

Se você ainda não conhece o ASP.NET, esta é uma boa oportunidade de conhecê-lo. Neste artigo iremos ver passo a passo, de maneira bem simples e explicativa, como utilizar dois dos mais interessantes componentes do ASP.NET 2.0.

Veremos como o ASP.NET 2.0 pode facilitar o nosso trabalho de criar páginas para a exibição de dados. Se você já trabalha com desenvolvimento Web em outras linguagens, sabe o quanto é penoso criar páginas HTML para a exibição de dados, principalmente em forma de Grids. Você verá que com o SqlDataSource e o GridView, é possível criar páginas de exibição de dados em questão de minutos. Vamos ao trabalho!

Novo Web Site

A primeira coisa a ser feita é a criação de um Novo Web Site no seu Visual Studio 2005. Aliás, para este exemplo é necessário que você tenha instalado o Visual Studio 2005 e uma versão do SQL Server, que pode ser a Express. No exemplo descrito neste artigo iremos utilizar o Visual Studio 2005 Standard Edition.

Abra o seu Visual Studio 2005, e como você pode conferir na Figura 1, selecione a opção File / New / Web Site. Uma janela chamada New Web Site (Figura 2) será aberta. Nela temos que selecionar o Template de projeto que iremos utilizar. Como estamos criando uma aplicação ASP.NET, escolha o template ASP.NET Web Site.

Em seguida é necessário escolher o Location onde iremos armazenar a nossa aplicação. Essa é uma opção muito interessante do ASP.NET 2.0. Aqui podemos escolher se vamos criar a aplicação já em um Internet Information Services (IIS), em uma pasta FTP, ou em File System diretamente. Para a fase de desenvolvimento, a terceira opção é a melhor, pois não precisamos ter o IIS instalado.

Para finalizar selecione a linguagem C#, informe o local onde quer gravar a aplicação e clique em OK.

" [...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados