Structured Query Language - Comandos DCL e Views

Nesta última parte do curso, são mostrados os comandos que permitem criar/alterar visões, os comandos Grant e Revoke que fazem parte da DCL (Data Control Language, ou Linguagem de Controle de Dados) e um resumo geral dos comandos SQL.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 66. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Structured Query Language

Parte IV - Comandos DCL e Views

No começo do nosso curso (edição 63), apresentamos os comandos da DDL (Data Definition Language) que gerenciam Domínios, Tabelas e Índices. Na edição 64, apresentamos os comandos da DML (Data Manipulation Language) que englobam a inclusão, alteração, exclusão e consulta de registros. Na edição passada (65), aprofundamos os conhecimentos sobre os comandos de consulta.

Nesta última parte do curso, são mostrados os comandos que permitem criar/alterar visões, os comandos Grant e Revoke que fazem parte da DCL (Data Control Language, ou Linguagem de Controle de Dados) e, visando facilitar a consulta ao material dado durante o curso, um resumo geral dos comandos SQL.

Apenas recordando o que já havia sido comentado, a criação de view faz parte da DDL, entretanto ela depende também do comando Select, que faz parte da DML, por isso optamos por abordar o tema apenas neste artigo.

Visões (views)

Uma visão, ou uma view, é uma “tabela virtual”, cujo conteúdo é definido através de um comando de seleção (select). Não é uma tabela física, mas um conjunto de instruções que retorna um conjunto de dados.

Uma view é idêntica a uma tabela comum, podendo algumas vezes até mesmo fazer o papel de uma, a diferença é que permite visualizar os dados existentes de uma forma mais simples e segura, já que possibilita, por exemplo, filtrar registros e colunas.

As views também são uma importante ferramenta para simplificar suas instruções de seleção: ao invés de várias sub-consultas, pode-se encapsular toda a lógica dentro de uma " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados