Struts em Pedaços: Reutilize Design em JSPs usando o Tiles

Este artigo foca na utilização prática do Tiles, o mecanismo de templates do Struts, que torna possível reutilizar layouts de páginas de forma estruturada.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 19. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Struts em Pedaços

Reutilize Design em JSPs usando o Tiles

O Tiles permite criar templates para aplicações Struts, simplificando a tarefa de dar cara nova ao seu site

Um problema comum no desenvolvimento de aplicações web extensas é a dificuldade no reaproveitamento de layouts e soluções gerais de design gráfico. Em aplicações corporativas, há geralmente muitas JSPs com partes em comum, o que gera muito código repetitivo e dificulta mesmo pequenas mudanças. Este artigo foca na utilização prática do Tiles, o mecanismo de templates do Struts, que torna possível reutilizar layouts de páginas de forma estruturada.

Mudanças de layouts

É fácil perceber alguns exemplos de layouts em aplicações web. A Figura 1 mostra dois modelos típicos, contendo elementos comuns, como menu e rodapé. Agora imagine que seu cliente queira modificar o layout básico da aplicação do primeiro para o segundo modelo; quantas páginas você teria que alterar em um projeto grande! Isso se você não estiver usando um mecanismo de templates, como Velocity, FreeMarker, SiteMesh, WebMacro – ou o Tiles.

O Tiles vem integrado e é fácil de usar com o Struts, ficando acessível através de uma taglib embutida. Sites baseados no Tiles são montados com peças, ou "ladrilhos". Assim, você pode modelar uma vez e replicar o layout em todo um grupo de páginas (ou mesmo em todas as páginas) de uma aplicação web.

Vamos desenvolver uma pequena aplicação utilizando o Tiles. Você pode usar qualquer IDE ou editor. Para facilitar, o download do artigo disponível no site da Java Magazine inclui um buildfile do Ant que automatiza o processo de construção e instalação do exemplo. Ao final, teremos criado a estrutura de diretórios na Figura 2.

Página de modelo"

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados