Teclas de Atalho Úteis

Veja neste artigo de Bruno Lichot, algumas teclas de atalhos do IDE do Delphi.

Teclas de Atalho Úteis

 

Neste artigo, vamos falar sobre algumas teclas de atalho úteis e algumas configurações que podemos fazer no ambiente Delphi para facilitar e dinamizar nosso desenvolvimento.

Vamos as teclas de atalhos mais clássicas:

F12 – Alterna entre o formulário ou outro container e a sua respectiva unidade de código e vice-versa.

F11 – Alterna entre o formulário ou outro container, a sua respectiva unidade de código e o Object Inspector.

F9 – Compila, linkedita e executa a aplicação em modo de debug( se possível for ).

Ctrl + F9 – Compila e linkedita gerando a aplicação sem executa-la.

Ctrl + F2 – Para a execução do programa quando este está em modo de debug.

Ctrl + Space Bar – Abre a ajuda de auto complemento de código.

Outras Teclas de Atalho

Shift + F12 – Exibe uma lista com todos os formulários do projeto, onde é possível selecionar um ou mais para visualização.

Ctrl + F12 – Exibe uma lista com todas as unidades do projeto, onde é possível selecionar um ou mais para visualização.

Ctrl + Shift + S – Salva tudo o que foi modificado no projeto até o momento.

Ctrl + K + I – Faz com que um bloco de comandos ou palavras selecionadas na unit seja movimentado a um espaço de tabulação a direita.

Ctrl + K + U – Faz com que um bloco de comandos ou palavras selecionadas na unit seja movimentado a um espaço de tabulação a esquerda.

Alt + F11 – Abre uma lista das unidades do projeto que ainda não foram declaradas na seção uses da unidade corrente, para que esta esteja disponível para ser referenciada junto com o seu conteúdo a partir da unidade em questão. É possível selecionar mais de uma unidade nesta lista para ser declarada automaticamente na seção uses da unidade corrente.

Ctrl + J – Exibe as estruturas de bloco de comandos pré-prontos do Delphi Language. Isto vai nos poupar tempo, pois não precisaremos digitar a estrutura para usa-las. Veja exemplo abaixo:

 

Perceba que este funciona como um auto complemento só que de estrutura de blocos de comandos da linguagem.

Vale ressaltar que podemos alterar estas estruturas, personalizando os já existentes e adicionado novas estruturas.

Para isto acesse o menu Tools do Delphi e em seguida a opção Editor Options. Na aba Source Options clique no otão Edit Code Templates...

 

No formulário seguinte poderemos editar, incluir e excluir blocos de comandos. Também é possível exportar esse banco de dados de blocos de comandos ou importar, tornando portátil a sua biblioteca particular de blocos de comandos.

 

 

Navegando no Object Inspector e nas Units do projeto

Quando se está no Object Inspector, é possível utilizar-se do teclado para navegar nele de forma mais rápida. Para abrir uma combo basta teclar Alt + Seta para Baixo, para alterar a navegação entre a propriedade e o seu valor, tecle Tab. Quando o foco estiver na propriedade, pó se abrir sub itens com a tecla Alt + Seta para Direita.

Quando o foco está no valor da propriedade ou na referência do evento e este valor não for numérico, boleano ou string, utiliza-se o Ctrl + Enter para acionar o auxiliar de preenchimento de valor ou para se abrir a procedure em resposta ao evento se for o caso.

Se estiver com o cursor no nome das propriedades ou dos eventos e for necessário acessar uma propriedade ou evento que comece com a letra “N”, basta teclar esta letra e imediatamente o cursor se posicionará na primeira opção iniciada por esta letra ou qualquer outra combinação de caracteres digitada.

Para navegar entre a aba de propriedades e a aba de eventos, utilizamos a combinação Ctrl + Tab, e quando estamos no visualizador de units, utilizamos a mesma combinação para navegar entre as abas referentes a cada unit do projeto que está aberta.

 

Criando automaticamente corpo de funções ou procedures

Para criarmos procedures ou funções, faz-se necessário declarar estes na interface e depois implementa-los na implementation da unit. Para nos poupar trabalho e fazer a sua declaração uma única vez, utilizamos a combinação de teclas Ctrl + Shift + C, que devem ser acionadas logo que se termina de fazer a declaração da procedure ou função na interface da unit, tecle esta combinação que automaticamente será gerada sua declaração e corpo para implementação do código na seção implementation.

 

Sucesso e até semana que vem.

 

 

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados