Teste Automático de Processos de Negócios
A plataforma ETAP-Pro é uma plataforma de teste baseado em modelos desenvolvida pela Link que tem como objetivo automatizar a geração de casos de teste a partir de modelos BPMN (Business Process Model Notation) que descrevem processos de negócio.
Atualmente, as organizações lidam com novos desafios devido ao aumento da complexidade das empresas, mudanças rápidas, avanços tecnológicos e o crescimento das necessidades dos Stakeholders. Assim sendo, as organizações têm que estar conscientes das constantes mudanças a nível de legislação e regulamentos e das diferenças existentes nos mercados em que trabalham.
Neste ambiente de mudanças constantes, é importante que as organizações sejam capazes de se adaptarem continuamente sem que isso tenha implicações negativas nos seus processos de negócio principais.
A realização de testes poderá ser uma forma das empresas verificarem se continuam a funcionar como esperado. Uma boa prática, seria as empresas, continuamente e regularmente, testarem as suas aplicações e seus processos de negócio.
Realizar uma verificação ponta a ponta a processos de negócio é realizar um processo passo a passo onde se inspecionam as regras de negócio e a sua correspondente correção. Sempre que um desvio é reportado, deve ser posteriormente analisado. A verificação automática destes processos pode ser um desafio, mas também é uma maneira eficaz de detetar falhas ao longo do processo e corrigir essas falhas o mais cedo possível. Esta verificação automática depende de software para executar as várias etapas do processo e verificar a correção de cada atividade e o seu resultado.
O teste baseado em modelos (MBT) é uma técnica conhecida para sistematização da automação de testes. É uma metodologia de teste em que os casos de teste são derivados de modelos.
Existem vários modelos que podem ser usados para descrever processos, por exemplo: os diagramas de atividade UML, diagramas de fluxo de dados, Petri nets,Business Process Model and Notation (BPMN), entre outros.ETAP-PRO
A plataforma ETAP-Pro é uma plataforma de teste baseada em modelos que gera automaticamente testes a partir de modelos de negócio descritos em BPMN.
BPMN é um standard para modelação de processos de negócios que fornece uma notação gráfica para especificar processos de negócios sob a forma de diagramas (Business Process Diagram - BPD) baseados em técnicas de fluxogramas. Assim, os modelos BPMN são usados para descrever fluxos de atividades e processos. Estes diagramas são construídos a partir de um conjunto limitado de elementos gráficos pertencentes a quatro categorias:
- Objetos de fluxo: Eventos, atividades, gateways.
- Objetos de conexão: Sequências de fluxos; fluxos de mensagens; e associações
- Swim lanes: pool, lane.
- Artefatos: objetos de dados, grupos, anotações.
Principais Características do ETAP-PRO
Os principais objetivos da ETAP-PRO são:
- Fornecer uma plataforma para automação de teste ponta-a-ponta a processos de negócio.
- Garantir uma maior resiliência dos testes automatizados contra possíveis alterações, através da decomposição funcional dos testes. Esta decomposição funcional baseia-se no conceito de palavras-chave (KW - keywords).
- Permitir (automação) testes independentes do motor de execução.
- Garantir a rastreabilidade entre o processo de negócio e suas atividades, e os artefatos de automação.
- Fornecer a geração de mapas para análise de impacto a mudanças nos processos de negócio, garantindo uma manutenção mais ágil dos testes automatizados através de uma visão 360 das relações entre cada teste automatizado e as atividades do processo, aplicações, sistemas e serviços, abrangidos por cada teste.
Processo ETAP-PRO
O processo da ETAP-Pro divide-se em três etapas conforme mostra a Figura 1.
Etapa 1: Geração de casos de teste
ETAP-PRO recebe uma descrição do processo de negócio (Figura 2) em BPMN no formato XPDL e, em seguida, gera casos de teste que correspondem a todos os caminhos possíveis desde o nó inicial até ao nó final. Cada um desses caminhos (ou fluxos de processo) correspondem a uma palavra-chave (Palavras-chave de processo) que pode ser reutilizada sempre que necessário. Cada fluxo de um processo pode testar várias atividades de negócio que têm também uma palavra-chave correspondente (Palavras-chave de atividade) e que poderá também ser reutilizada dentro de fluxos de processos diferentes, como vemos na Figura 3.
Uma abordagem orientada por palavras-chave ajuda a reduzir a sensibilidade às ações de manutenção; aumenta a reutilização; permite a construção de cenários de teste por qualquer pessoa com conhecimento do negócio; e permite a construção de testes independentes da sua implementação.
Os casos de teste são gerados em Gherkin (uma metalinguagem que a ferramenta Cucumber compreende, conforme a Figura 4). A linguagem Gherkin permite construir uma descrição do comportamento do software sem descrever como esse comportamento será implementado.
Etapa II: Construção dos scripts de teste
A partir dos casos de teste descritos em Gherkin, os testadores devem construir manualmente os scripts de teste que traduzem os testes gerados para uma linguagem de programação adequada, permitindo a sua execução e automação. Os casos de teste gerados para o modelo da Figura 5 são:
- TC1: Início; Atividade A; Atividade B; Atividade C; End
- TC2: Início; Atividade B; Atividade A; Atividade C; End
- TC3: Início; Atividade A; Atividade B; Atividade D; End
- TC4: Início; Atividade B; Atividade A; Atividade D; End
Etapa III: Execução dos scripts de teste
Após a execução dos scripts de teste, os resultados podem ser reportados e visualizados de várias formas: estatísticas de teste, logs de execução, erros e outras informações úteis. A forma (talvez) mais comum e útil de visualizar o resultado da execução é através de um plano de cores sobreposto aos vários fluxos de execução, mostrando o estado de cada caso de teste através dessas mesmas cores: azul significa não execução, verde significa executado com sucesso e vermelho significa teste falhado.
A plataforma ETAP-Pro apresenta tem como objetivo diminuir o esforço de automação de teste e fornecer uma abordagem que promova a reutilização (por meio de uma abordagem orientada a palavras-chave).
Os conceitos principais inerentes à plataforma foram apresentados e ilustrados num pequeno exemplo.
Acreditamos que esta plataforma ajudará a identificar os problemas nos processos de negócio mais cedo e contribuirá para garantir que as organizações continuam a funcionar corretamente depois das alterações ocorridas.
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo