Teste de Acessibilidade de Software

O Teste de Acessibilidade de Software, é um teste no qual consiste em testar o grau de facilidade de uso do software por pessoas alguma deficiência ou limitação.

O Teste de Acessibilidade de Software é um teste no qual consiste em testar o grau de facilidade de uso do software por pessoas com determinadas deficiências ou limitações em decorrência da idade avançada. O teste também visa garantir que cada componente poderá ser facilmente utilizado por pessoas com suas respectivas limitações.

O teste de acessibilidade é semelhante ao teste de usabilidade, porém o teste se concentra em verificar a usabilidade e acessibilidade juntos. O testador irá testar o sistema como os indivíduos com algumas deficiências como a visual, órgãos não funcionais, dificuldade de aprendizagem e a auditiva. Sendo que o cenário ideal seria ter testadores com essas limitações para poder atender a expectativa do usuário, porém sabemos que não é possível ter um profissional com cada limitação para o sistema, então por esse motivo devemos compreender de modo amplo as limitações, para assim atender as necessidades desse público.

A acessibilidade web e mobile traz benefícios à organização, aumentando a boa experiência do usuário e satisfação daquele indivíduo que possui uma determinada limitação a ter mais autonomia ao utilizar o sistema, sem necessitar de auxílio para executar as tarefas simples.

Tem alguma lei para acessibilidade na web?

Sim, atualmente no nosso país temos a Constituição de 1988 que um dos fundamentos do estado democrático de direito é a cidadania e a dignidade da pessoa humana, em seu Artigo 24, XIV: “Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: [...] proteção e integração social das pessoas portadoras de deficiência.”

E temos também a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência (LBI), lei de nº 13.146, essa lei possui um capítulo exclusivo ao acesso à informação e comunicação, aborda a acessibilidade pela internet no Brasil. O Artigo 63 e o parágrafo primeiro dizem:

“Art. 63. É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.
§ 1º Os sítios devem conter símbolo de acessibilidade em destaque.”

A tecnologia assistiva é um termo relativamente novo, porém, ele visa garantir recursos de acessibilidade ao computador, comunicação aumentada, projetos de arquitetura para acessibilidade, entre outros. O Artigo 74 garante o acesso da tecnologia assistiva, como observado:

“Art. 74. É garantido à pessoa com deficiência acesso a produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços de tecnologia assistiva que maximizem sua autonomia, mobilidade pessoal e qualidade de vida.”

Essas leis visam garantir a acessibilidade web a todas as pessoas portadoras de alguma deficiência ou limitação.

Tipos de deficiência ou limitação em usabilidade do software

Como é realizado um teste de acessibilidade?

O teste de acessibilidade poderá ser realizado com a metodologia de testes de caixa preta.

Teste de caixa-preta:

Onde o testador irá verificar por meio de extensões disponíveis no mercado de software se uma pessoa com daltonismo conseguirá visualizar os componentes da interface de maneira clara e agradável, o testador deverá verificar se uma pessoa com miopia conseguirá ler as instruções e se a legibilidade das informações está de fácil compreensão.

Outro ponto que será testado, é o acesso por deficientes auditivos caso não alfabetizados, a interface deverá possuir um tradutor para a linguagem brasileira de sinais (libras).

Boas práticas para um software com acessibilidade

As boas práticas visam ampliar a diversificação do público, além de ser uma excelente oportunidade de rever toda a comunicação digital, promovendo um importante papel social que é a inclusão digital.

Não é possível garantir 100% da acessibilidade em um software, mas podemos pensar em como promover uma boa experiência para todos os usuários.

Referências

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm

https://www.w3.org/TR/wai-aria/

BERSCH, Rita. Introdução à Tecnologia Assistiva. Assistiva – Tecnologia e Educação, 2017. Porto Alegre, RS

BRASIL, 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Lei 13.146 de 06 de julho de 2015.

U.S. Assistive Technology Act of 2004. Public Law 108-364 25/10/2004.

RADABAUGH, M. P. Study on the Financing of Assistive Technology Devices of Services for Individuals with Disabilities – A report to the president and the congress of the United State, National Council on Disability, Março 1993

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados