Tkinter: Interfaces gráficas em Python

Neste artigo você verá uma introdução à criação de interfaces gráficas em Python de maneira simples usando a biblioteca nativa Tkinter.

As interfaces gráficas do usuário (GUI – Graphic User Interface) são bastante populares no uso de softwares em geral, e os programadores devem estar aptos a trabalhar com a criação de interfaces, já que torna o uso mais fácil além de aumentar a produtividade.

Para quem trabalha com desenvolvimento em Python, existem diversos frameworks e ferramentas que permitem a criação interfaces gráficas.

A seguir podemos ver alguns frameworks gráficos que permitem desenvolver interfaces em Python:

Estes frameworks listados são apenas alguns que podem ser usados para criar interfaces em Python. Ao longo deste artigo você verá como criar interfaces usando a biblioteca Tkinter.

O que é Tkinter?

Tkinter é uma biblioteca da linguagem Python que acompanha a instalação padrão e permite desenvolver interfaces gráficas. Isso significa que qualquer computador que tenha o interpretador Python instalado é capaz de criar interfaces gráficas usando o Tkinter, com exceção de algumas distribuições Linux, exigindo que seja feita o download do módulo separadamente

Por que usar Tkinter?

Um dos motivos de estarmos usando o Tkinter como exemplo é a sua facilidade de uso e recursos disponíveis. Outra vantagem é que é nativo da linguagem Python, tudo o que precisamos fazer é importá-lo no momento do uso, ou seja, estará sempre disponível.

Instalação e primeiro uso do Tkinter

Para que você possa trabalhar com Tkinter, é necessário que tenha pelo menos algum conhecimento em Python, então, não abordaremos a instalação padrão do interpretador e seus recursos.

A instalação padrão do Python acompanha além do interpretador, um ambiente de desenvolvimento, o IDLE, que está incluso no pacote Python na maioria das versões, com exceção de algumas distribuições Linux.

Na Figura 1 vemos o ambiente de desenvolvimento incluso no pacote Python, que por sinal, foi feito com o próprio Tkinter.

Figura 1. IDLE Python

Durante todos os exemplos do artigo estaremos usando o IDLE na versão 3.5 do Python.

O Tkinter já vem por padrão na maioria das instalações Python, então tudo que temos que fazer é importar a biblioteca.

Para importar todo o conteúdo do módulo usamos o seguinte comando:

From Tkinter import *

Conceitos de GUI (Graphic User Interface)

Uma GUI aborda muitos conceitos, dos quais os mais comuns são:

Montando a interface

Vamos começar a montar a interface. Começaremos a escrever nosso primeiro código usando a Listagem 1.

class Application: def __init__(self, master=None): pass root = Tk() Application(root) root.mainloop()
Listagem 1. Início da interface - Criando frame top level

Vamos entender o código: primeiro importamos todos os componentes do módulo Tkinter. Logo após, criamos uma classe chamada Application, que no momento ainda não possui nenhuma informação. É nela que criaremos os controles que serão exibidos na tela.

Depois instanciamos a classe TK() através da variável root, que foi criada no final do código. Essa classe permite que os widgets possam ser utilizados na aplicação.

Em Application(root) passamos a variável root como parâmetro do método construtor da classe Application. E para finalizar, chamamos o método root.mainloop() para exibirmos a tela. Sem o event loop, a interface não será exibida.

O código foi salvo em um arquivo .py (extensão Python) e depois executado. O resultado obtido é o mesmo da Figura 2.

Figura 2. Primeiro contato com a GUI

Adicionando Widgets e montando a interface

Para poder trabalhar com widgets é necessário entender o conceito de container, que é uma estrutura onde os widgets são colocados. Por questão de organização e para sua correta criação, definimos os containeres, e dentro de cada container, um ou mais widgets que o compõe.

Com a Figura 3 entenderemos melhor os conceitos de container e widget.

Figura 3. Containeres e widgets

Sempre que um container for criado dentro de outro, devemos, no momento de sua criação, definir qual é o container pai. A mesma questão de hierarquia serve para a criação de widgets, devendo ser definido na sua criação qual o container pai, ou seja, em que container ele será incluído.

Logo após definirmos a hierarquia de containeres e widgets, podemos posicionar os elementos na tela, indicando a posição em que o elemento irá aparecer.

O módulo Tkinter oferece três formas de trabalharmos com geometria e posicionamento:

  1. Pack;
  2. Grid;
  3. Place.

Neste artigo abordaremos o gerenciador de posicionamento Pack. Caso um widget não seja aplicado a nenhum gerenciador geométrico, ele continua existindo, mas invisível ao usuário.

Vamos criar nosso primeiro widget, como uma caixa de texto dentro do container principal, como mostra a Listagem 2.

from tkinter import * class Application: def __init__(self, master=None): self.widget1 = Frame(master) self.widget1.pack() self.msg = Label(self.widget1, text="Primeiro widget") self.msg.pack () root = Tk() Application(root) root.mainloop()
Listagem 2. Adicionando o primeiro widget à interface

O código resultará na interface da Figura 4.

Figura 4. Criando o primeiro widget

Comparando com a primeira figura, quando não tínhamos definido nenhum widget, a tela diminuiu de tamanho. Isso aconteceu porque como não tinha nenhum conteúdo definido e a tela assumiu o tamanho padrão, mas a partir do momento que definimos um widget dentro da janela top-level (principal), a mesma assumiu o tamanho deste widget.

Veja na linha 4 do código que criamos o primeiro container chamado widget1 e passamos como referência o container pai.

O frame master é o nosso top level, que é o elemento máximo da hierarquia, ou seja, é a nossa janela de aplicação, que contém o título, e botões de maximizar, minimizar e fechar.

Na linha 5 informamos o gerenciador de geometria pack e usamos um widget label para imprimir na tela as palavras "Primeiro widget" e informamos que o container pai é o widget1, que foi passado como parâmetro, conforme a linha 6.

Por fim, exibimos na tela mais uma vez, usamos o gerenciador pack (linha 7).

Agora, vamos adicionar outros widgets à nossa interface, conforme mostra a Listagem 3.

class Application: def __init__(self, master=None): self.widget1 = Frame(master) self.widget1.pack() self.msg = Label(self.widget1, text="Primeiro widget") self.msg["font"] = ("Verdana", "10", "italic", "bold") self.msg.pack () self.sair = Button(self.widget1) self.sair["text"] = "Sair" self.sair["font"] = ("Calibri", "10") self.sair["width"] = 5 self.sair["command"] = self.widget1.quit self.sair.pack () root = Tk() Application(root) root.mainloop()
Listagem 3. Adicionando elemento do tipo button à interface

O código resultará na interface da Figura 5.

Figura 5. Adicionando um elemento button

Veja que adicionamos um widget do tipo Button e depois atribuímos os valores e estilização, como altura, largura e tipo da fonte a ser exibida.

Existem muitas outras configurações que podem ser usadas. Vamos ver mais algumas delas quando estivermos adicionando elementos à nossa interface.

Posicionando e atribuindo valores a elementos da tela

Quem já trabalha ou já trabalhou com CSS já está familiarizado com a maioria das configurações de estilo.

Vamos ver algumas configurações de estilo mais comuns que podemos definir:

Por padrão, o side vem definido como Top, então vamos usá-lo para ver o que acontece.

Vamos modificar o último código, conforme mostra a Listagem 4.

from tkinter import * class Application: def __init__(self, master=None): self.widget1 = Frame(master) self.widget1.pack(side=RIGHT) self.msg = Label(self.widget1, text="Primeiro widget") self.msg["font"] = ("Verdana", "10", "italic", "bold") self.msg.pack () self.sair = Button(self.widget1) self.sair["text"] = "Sair" self.sair["font"] = ("Verdana", "10") self.sair["width"] = 5 self.sair["command"] = self.widget1.quit self.sair.pack (side=RIGHT) root = Tk() Application(root) root.mainloop()
Listagem 4. Usando o side para definir a localização do widget

O resultado é o mesmo da Figura 6.

Figura 6. Posicionando widget à direita com o Side

Adicionamos a configuração pack(side=RIGHT) no elemento de texto e ele se alinhou à direita, colocando o restante do conteúdo na área restante.

Aplicando o event handler

Os event handlers são ações que executadas como resposta a determinado evento. Sempre que um evento ocorre, o event loop o interpreta como uma string. Por exemplo, ao clicar com o botão esquerdo do mouse, o event loop interpreta esta ação pela string "": o botão ENTER é representado pela string "" e o botão direito do mouse pela string "".

Vamos começar a usar esses conceitos. Para adicionar um evento de clique devemos primeiro criar o método event handler e fazer o binding no botão, conforme mostra a Listagem 5.

from tkinter import * class Application: def __init__(self, master=None): self.widget1 = Frame(master) self.widget1.pack() self.msg = Label(self.widget1, text="Primeiro widget") self.msg["font"] = ("Calibri", "9", "italic") self.msg.pack () self.sair = Button(self.widget1) self.sair["text"] = "Clique aqui" self.sair["font"] = ("Calibri", "9") self.sair["width"] = 10 self.sair.bind("<Button-1>", self.mudarTexto) self.sair.pack () def mudarTexto(self, event): if self.msg["text"] == "Primeiro widget": self.msg["text"] = "O botão recebeu um clique" else: self.msg["text"] = "Primeiro widget" root = Tk() Application(root) root.mainloop()
Listagem 5. Usando binding e event handler

Quando executamos este código e o botão que foi criado recebe um clique, o texto é modificado na tela, graças ao event handler associado ao bind, como mostra a Figura 7.

Figura 7. Adicionando um event handler

Perceba que quando criamos o método mudarTexto() adicionamos dois parâmetros: o self e o event. Nesse caso eles são obrigatórios para o funcionamento e devem ser sempre os dois primeiros parâmetros do método.

Outra opção que temos é passar diretamente o comando como atributo do widget, conforme mostra a Listagem 6.

from tkinter import * class Application: def __init__(self, master=None): self.widget1 = Frame(master) self.widget1.pack() self.msg = Label(self.widget1, text="Primeiro widget") self.msg["font"] = ("Calibri", "9", "italic") self.msg.pack () self.sair = Button(self.widget1) self.sair["text"] = "Clique aqui" self.sair["font"] = ("Calibri", "9") self.sair["width"] = 10 self.sair["command"] = self.mudarTexto self.sair.pack () def mudarTexto(self): if self.msg["text"] == "Primeiro widget": self.msg["text"] = "O botão recebeu um clique" else: self.msg["text"] = "Primeiro widget" root = Tk() Application(root) root.mainloop()
Listagem 6. Utilizando o command

No código não foi preciso passar o argumento event como parâmetro do método, já que passamos o evento como atributo de um widget e assim ele estará sempre associado ao clique do mouse, não sendo necessário passar a string .

Recebendo dados do usuário

Para receber dados do usuário vamos usar o widget Entry, onde os mesmos são capturados como string, de forma semelhante ao método input.

Vamos criar uma entrada de dados simples utilizando o Entry, como mostra a Listagem 7.

from tkinter import * class Application: def __init__(self, master=None): self.fontePadrao = ("Arial", "10") self.primeiroContainer = Frame(master) self.primeiroContainer["pady"] = 10 self.primeiroContainer.pack() self.segundoContainer = Frame(master) self.segundoContainer["padx"] = 20 self.segundoContainer.pack() self.terceiroContainer = Frame(master) self.terceiroContainer["padx"] = 20 self.terceiroContainer.pack() self.quartoContainer = Frame(master) self.quartoContainer["pady"] = 20 self.quartoContainer.pack() self.titulo = Label(self.primeiroContainer, text="Dados do usuário") self.titulo["font"] = ("Arial", "10", "bold") self.titulo.pack() self.nomeLabel = Label(self.segundoContainer,text="Nome", font=self.fontePadrao) self.nomeLabel.pack(side=LEFT) self.nome = Entry(self.segundoContainer) self.nome["width"] = 30 self.nome["font"] = self.fontePadrao self.nome.pack(side=LEFT) self.senhaLabel = Label(self.terceiroContainer, text="Senha", font=self.fontePadrao) self.senhaLabel.pack(side=LEFT) self.senha = Entry(self.terceiroContainer) self.senha["width"] = 30 self.senha["font"] = self.fontePadrao self.senha["show"] = "*" self.senha.pack(side=LEFT) self.autenticar = Button(self.quartoContainer) self.autenticar["text"] = "Autenticar" self.autenticar["font"] = ("Calibri", "8") self.autenticar["width"] = 12 self.autenticar["command"] = self.verificaSenha self.autenticar.pack() self.mensagem = Label(self.quartoContainer, text="", font=self.fontePadrao) self.mensagem.pack() #Método verificar senha def verificaSenha(self): usuario = self.nome.get() senha = self.senha.get() if usuario == "usuariodevmedia" and senha == "dev": self.mensagem["text"] = "Autenticado" else: self.mensagem["text"] = "Erro na autenticação" root = Tk() Application(root) root.mainloop()
Listagem 7. Recebendo dados com o Entry

A execução do código resultará na Figura 8.

Figura 8. Utilizando o widget Entry para entrada de dados

Veja no código que tudo que precisamos fazer para receber a entrada foi usar o widget Entry e informar o container em que foi aplicado.

Usamos também o método get() para recuperar o texto que foi digitado pelo usuário e atribuímos as variáveis usuario e senha.

Criando uma pequena aplicação com Banco de dados

Agora vamos criar uma pequena aplicação com os comandos já vistos até agora e mais alguns que veremos durante o desenvolvimento de nossa aplicação com acesso ao banco de dados.

Para acessarmos o mesmo usaremos o módulo DBI (DataBase Interface), que usa uma API para se comunicar com o banco de dados.

No exemplo usaremos o SQLite, que já vem incorporado ao módulo DBI. Então podemos acessá-lo sem necessidade de instalar módulos externos.

O SQLite cria um arquivo com extensão .db em disco, contendo todas as tabelas da aplicação.

Vamos à estrutura da nossa aplicação, onde criaremos três arquivos:

  1. App.py (Conterá os containeres da interface e executará a aplicação);
  2. Usuarios.py (Classe de modelo para usuários);
  3. Banco.py (Classe de banco de dados).

Começaremos pelo nosso arquivo Banco.py. Primeiro devemos importar o módulo do SQLite:

#importando módulo do SQlite Import sqlite3

Após isso, seguimos com o restante do código do arquivo, conforme mostra a Listagem 8.

class Banco(): def __init__(self): self.conexao = sqlite3.connect('banco.db') self.createTable() def createTable(self): c = self.conexao.cursor() c.execute("""create table if not exists usuarios ( idusuario integer primary key autoincrement , nome text, telefone text, email text, usuario text, senha text)""") self.conexao.commit() c.close()
Listagem 8. Banco.py

Já criamos nosso arquivo de conexão com o banco de dados e agora criaremos o arquivo usuarios.py, conforme mostra a Listagem 9.

from Banco import Banco class Usuarios(object): def __init__(self, idusuario = 0, nome = "", telefone = "", email = "", usuario = "", senha = ""): self.info = {} self.idusuario = idusuario self.nome = nome self.telefone = telefone self.email = email self.usuario = usuario self.senha = senha def insertUser(self): banco = Banco() try: c = banco.conexao.cursor() c.execute("insert into usuarios (nome, telefone, email, usuario, senha) values ('" + self.nome + "', '" + self.telefone + "', '" + self.email + "', '" + self.usuario + "', '" + self.senha + "' )") banco.conexao.commit() c.close() return "Usuário cadastrado com sucesso!" except: return "Ocorreu um erro na inserção do usuário" def updateUser(self): banco = Banco() try: c = banco.conexao.cursor() c.execute("update usuarios set nome = '" + self.nome + "', telefone = '" + self.telefone + "', email = '" + self.email + "', usuario = '" + self.usuario + "', senha = '" + self.senha + "' where idusuario = " + self.idusuario + " ") banco.conexao.commit() c.close() return "Usuário atualizado com sucesso!" except: return "Ocorreu um erro na alteração do usuário" def deleteUser(self): banco = Banco() try: c = banco.conexao.cursor() c.execute("delete from usuarios where idusuario = " + self.idusuario + " ") banco.conexao.commit() c.close() return "Usuário excluído com sucesso!" except: return "Ocorreu um erro na exclusão do usuário" def selectUser(self, idusuario): banco = Banco() try: c = banco.conexao.cursor() c.execute("select * from usuarios where idusuario = " + idusuario + " ") for linha in c: self.idusuario = linha[0] self.nome = linha[1] self.telefone = linha[2] self.email = linha[3] self.usuario = linha[4] self.senha = linha[5] c.close() return "Busca feita com sucesso!" except: return "Ocorreu um erro na busca do usuário"
Listagem 9. Usuarios.py

Já temos a classe de conexão com o banco de dados e a classe que modela o usuário.

O próximo passo é utilizar os dados dessas duas classes no nosso arquivo de execução App.py, que terá a nossa interface, como mostra a Listagem 10.

from Usuarios import Usuarios from tkinter import * class Application: def __init__(self, master=None): self.fonte = ("Verdana", "8") self.container1 = Frame(master) self.container1["pady"] = 10 self.container1.pack() self.container2 = Frame(master) self.container2["padx"] = 20 self.container2["pady"] = 5 self.container2.pack() self.container3 = Frame(master) self.container3["padx"] = 20 self.container3["pady"] = 5 self.container3.pack() self.container4 = Frame(master) self.container4["padx"] = 20 self.container4["pady"] = 5 self.container4.pack() self.container5 = Frame(master) self.container5["padx"] = 20 self.container5["pady"] = 5 self.container5.pack() self.container6 = Frame(master) self.container6["padx"] = 20 self.container6["pady"] = 5 self.container6.pack() self.container7 = Frame(master) self.container7["padx"] = 20 self.container7["pady"] = 5 self.container7.pack() self.container8 = Frame(master) self.container8["padx"] = 20 self.container8["pady"] = 10 self.container8.pack() self.container9 = Frame(master) self.container9["pady"] = 15 self.container9.pack() self.titulo = Label(self.container1, text="Informe os dados :") self.titulo["font"] = ("Calibri", "9", "bold") self.titulo.pack () self.lblidusuario = Label(self.container2, text="idUsuario:", font=self.fonte, width=10) self.lblidusuario.pack(side=LEFT) self.txtidusuario = Entry(self.container2) self.txtidusuario["width"] = 10 self.txtidusuario["font"] = self.fonte self.txtidusuario.pack(side=LEFT) self.btnBuscar = Button(self.container2, text="Buscar", font=self.fonte, width=10) self.btnBuscar["command"] = self.buscarUsuario self.btnBuscar.pack(side=RIGHT) self.lblnome = Label(self.container3, text="Nome:", font=self.fonte, width=10) self.lblnome.pack(side=LEFT) self.txtnome = Entry(self.container3) self.txtnome["width"] = 25 self.txtnome["font"] = self.fonte self.txtnome.pack(side=LEFT) self.lbltelefone = Label(self.container4, text="Telefone:", font=self.fonte, width=10) self.lbltelefone.pack(side=LEFT) self.txttelefone = Entry(self.container4) self.txttelefone["width"] = 25 self.txttelefone["font"] = self.fonte self.txttelefone.pack(side=LEFT) self.lblemail= Label(self.container5, text="E-mail:", font=self.fonte, width=10) self.lblemail.pack(side=LEFT) self.txtemail = Entry(self.container5) self.txtemail["width"] = 25 self.txtemail["font"] = self.fonte self.txtemail.pack(side=LEFT) self.lblusuario= Label(self.container6, text="Usuário:", font=self.fonte, width=10) self.lblusuario.pack(side=LEFT) self.txtusuario = Entry(self.container6) self.txtusuario["width"] = 25 self.txtusuario["font"] = self.fonte self.txtusuario.pack(side=LEFT) self.lblsenha= Label(self.container7, text="Senha:", font=self.fonte, width=10) self.lblsenha.pack(side=LEFT) self.txtsenha = Entry(self.container7) self.txtsenha["width"] = 25 self.txtsenha["show"] = "*" self.txtsenha["font"] = self.fonte self.txtsenha.pack(side=LEFT) self.bntInsert = Button(self.container8, text="Inserir", font=self.fonte, width=12 self.bntInsert["command"] = self.inserirUsuario self.bntInsert.pack (side=LEFT) self.bntAlterar = Button(self.container8, text="Alterar", font=self.fonte, width=12) self.bntAlterar["command"] = self.alterarUsuario self.bntAlterar.pack (side=LEFT) self.bntExcluir = Button(self.container8, text="Excluir", font=self.fonte, width=12) self.bntExcluir["command"] = self.excluirUsuario self.bntExcluir.pack(side=LEFT) self.lblmsg = Label(self.container9, text="") self.lblmsg["font"] = ("Verdana", "9", "italic") self.lblmsg.pack() def inserirUsuario(self): user = Usuarios() user.nome = self.txtnome.get() user.telefone = self.txttelefone.get() user.email = self.txtemail.get() user.usuario = self.txtusuario.get() user.senha = self.txtsenha.get() self.lblmsg["text"] = user.insertUser() self.txtidusuario.delete(0, END) self.txtnome.delete(0, END) self.txttelefone.delete(0, END) self.txtemail.delete(0, END) self.txtusuario.delete(0, END) self.txtsenha.delete(0, END) def alterarUsuario(self): user = Usuarios() user.idusuario = self.txtidusuario.get() user.nome = self.txtnome.get() user.telefone = self.txttelefone.get() user.email = self.txtemail.get() user.usuario = self.txtusuario.get() user.senha = self.txtsenha.get() self.lblmsg["text"] = user.updateUser() self.txtidusuario.delete(0, END) self.txtnome.delete(0, END) self.txttelefone.delete(0, END) self.txtemail.delete(0, END) self.txtusuario.delete(0, END) self.txtsenha.delete(0, END) def excluirUsuario(self): user = Usuarios() user.idusuario = self.txtidusuario.get() self.lblmsg["text"] = user.deleteUser() self.txtidusuario.delete(0, END) self.txtnome.delete(0, END) self.txttelefone.delete(0, END) self.txtemail.delete(0, END) self.txtusuario.delete(0, END) self.txtsenha.delete(0, END) def buscarUsuario(self): user = Usuarios() idusuario = self.txtidusuario.get() self.lblmsg["text"] = user.selectUser(idusuario) self.txtidusuario.delete(0, END) self.txtidusuario.insert(INSERT, user.idusuario) self.txtnome.delete(0, END) self.txtnome.insert(INSERT, user.nome) self.txttelefone.delete(0, END) self.txttelefone.insert(INSERT,user.telefone) self.txtemail.delete(0, END) self.txtemail.insert(INSERT, user.email) self.txtusuario.delete(0, END) self.txtusuario.insert(INSERT, user.usuario) self.txtsenha.delete(0, END) self.txtsenha.insert(INSERT,user.senha) root = Tk() Application(root) root.mainloop()
Listagem 10. App.py (Interface)

O resultado será a interface da Figura 9, que mostra basicamente um CRUD (Create – Read – Update - Delete).

Figura 9. Interface CRUD com Tkinter

No artigo foi mostrado uma introdução ao Tkinter, que foi escolhido justamente pela quantidade de recursos que oferece, por ser relativamente simples e por ser nativo no pacote de instalação do Python.


Links Úteis


Saiba mais sobre Python ;)

  • Python: Neste Guia de Referência você encontrará todo o conteúdo que precisa para começar a programar com a linguagem Python e a desenvolver aplicações.
  • Curso de Python: Afinal, o que é Python? O Python é uma linguagem que permite criar bons códigos e de fácil manutenção.
  • Cursos de Python: Aqui você encontra os cursos para você se tornar um programador Python completo. Aprenda a desenvolver aplicações web com o framework Django e o Django Admin. Confira!
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados