TMap NEXT - Revista Engenharia de Software Magazine 39
O artigo apresenta, em linhas gerais, a metodologia de testes TMap – Test Management Approach – desenvolvida pela Sogeti através de anos de experiência trabalhando com Testes de Software.
O artigo apresenta, em linhas gerais, a metodologia de testes TMap – Test Management Approach – desenvolvida pela Sogeti através de anos de experiência trabalhando com Testes de Software. A metodologia vem sendo considerada por muitos um padrão de facto em todo o mundo.
Em que situação o tema é útil
Para empresas e profissionais que possuem interesse em implantar um processo de testes para rodar de forma integrada ao seu processo de desenvolvimento de software (qualquer que seja ele), baseando-se em uma metodologia madura e amplamente utilizada.
Resumo DevMan
O artigo proporcionará aos profissionais de testes, gerentes de projetos e gerentes de TI, conhecimentos dos quatro pilares do TMap Next, uma metodologia de testes dirigida ao negócio (BDTM – Business Driven Test Management) que possibilita ao cliente controle e visão total sobre as atividades de testes. O TMap possui um completo toolbox (técnicas e templates) de testes, além de descrever uma metodologia estruturada de testes que é totalmente adaptável aos processos de desenvolvimento.
Embora existam vários conceitos sobre testes, de uma forma ou outra, todas focam na comparação entre o objeto a ser testado e um padrão, por exemplo, a especificação do software. Com isso, é muito importante conhecer exatamente o que será testado (o objeto de teste), contra o que ele será comparado (a base para os testes), e como ele será testado (métodos e técnicas).
O conceito da International Standardisation Organisation (ISO) e International Electrotechnical Commission (IEC) apresenta claramente o aspecto comparativo dos testes: “Teste é uma operação técnica que consiste na constatação de que uma ou mais características de um dado produto, processo ou serviço está de acordo com um procedimento especificado”.
Sem rodeios, o objetivo principal dos testes é encontrar falhas, trazendo à tona a falta de qualidade. Descrevendo formalmente, seu objetivo é estabelecer a diferença entre o produto e seus requisitos previamente definidos. Outro conceito diz que seu objetivo é criar confiança no produto.
Outra definição envolve os riscos. Como os testes fornecem uma visão da qualidade, é possível extrair uma visão dos riscos que estão envolvidos em aceitar essa qualidade. De acordo com o TMap, “teste é um processo que provê uma visão, e também orientações sobre a qualidade e os riscos associados a ela”.
O TMap – Test Management Approach – é uma metodologia de testes estruturados desenvolvida pela Sogeti (www.sogeti.com), empresa do grupo Capgemini (www.capgemi.com), através de anos de experiência trabalhando com clientes espalhados pelo globo. A metodologia vem sendo considerada por muitos um padrão de facto em todo o mundo, principalmente na Europa. E agora, chega ao Brasil. É uma metodologia de testes dirigida ao negócio, possibilitando ao cliente uma visão total e controle sobre as atividades de testes. Nesta metodologia, os riscos a serem cobertos pelos testes são identificados e, baseado no prazo e no orçamento existente, a intensidade dos testes é definida pelo cliente.
Os quatro pilares (TMap essentials) são listados abaixo. A Figura 1 mostra a logomarca da metodologia, que representa de forma gráfica estes pilares:
1. O TMap é baseado em uma metodologia de gerenciamento de testes dirigida ao negócio (BDTM – Business Driven Test Management);
2. O TMap descreve uma metodologia de testes estruturada (Structured test process);
3. O TMap contém uma “caixa de ferramentas” completa para superar os desafios dos testes (Complete tool box);
4. O TMap é uma metodologia de testes adaptável (Adaptive).
Figura 1. Os quatro pilares do TMap Next.
Histórico
O TMap existe, aproximadamente, há 16 anos. No entanto, em 1995, a Sogeti decidiu tornar sua metodologia de testes estruturados disponível para todos. Para isso, lançou o seu primeiro livro. Ele contém uma abordagem prática para uma estratégia de testes altamente produtiva dentro de um custo-benefício aceitável. Desde esse lançamento, o TMap se tornou um padrão para testes estruturados de software na indústria, tanto em setores públicos quanto privados, em vários países.
Deste então, uma série de livros relacionados à metodologia foi lançada, e em 1999, um padrão para avaliação da maturidade dos testes foi criado, o TPI - Test Process Improvement. É importante ressaltar que este modelo é independente da metodologia de testes utilizada, ou seja, pode ser aplicado em qualquer outra que não seja o TMap.
Pilares (TMap essentials)
A seguir, os quatro pilares do TMap serão apresentados: Business driven test management, Structured test process, complete tool box e Adaptive. Através deles, a metodologia provê respostas a perguntas do tipo o que testar, quando testar, como testar, onde testar, com o que testar e quem testar. Neste artigo, os quatro pilares serão apresentados.
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