Variáveis
Entendemos como variáveis e elementos não constantes que dentre as mais diferentes razões e necessidades na programação necessitamos a todo o tempo. Sua definição na Wikipédia é:"Variável, em Programação, é um objeto situado na memória que representa um valor ou expressão."
Em programação também é sabido que temos vários tipos de variáveis, que são de composição e tipos diferentes, como por exemplo as que usamos como tipos primitivos:
-Strings;
-Integer;
-Boolean;
-char;
entre outros...
Problema
Notei que depois de ter alguns artigos sobre o uso da ferramenta WaveMaker, alguns leitores pediram para que eu explicasse como abstrair variáveis de forma fácil e rápida, pois realmente não é da maneira convencional que estamos acostumados em outras IDEs.Mãos à obra!
Exemplo 1 -Recuperando(get) - usando Widgets:
Crie um projeto novo e insira os componentes como descrito na figura abaixo:fig.1
Note que inseri dois botões e um campo texto, para nosso primeiro exemplo.
No primeiro botão coloquei o nome, caption para get value, para pegar o valor que tiver no campo texto.
No segundo botão coloquei o nome, caption para set value, para colocar um valor qualquer no campo texto.
Agora selecione, clicando sobre o primeiro botão de get value e vá na aba propriedades e selecione a opção Events pois iremos atribuir um código que será disparado no evento onclick do botão.
Veja os passos também explicados na figura abaixo:
fig.2
Literalmente é isso. Na opção (marcada como o passo 3) dê um duplo clique sobre a opção onClick e selecione a opção JavaScript.
fig.3
Selecionando e abrindo a aba de código JavaScript.
Insira o código abaixo no método respectivo do seu botão:
button1Click: function(inSender) {
try {
alert(this.text1.displayValue);
} catch (e) {
console.error('ERROR IN button1Click: ' + e);
}
}
NOTA:neste comando usamos o this.text1.displayValue, mas você poderá usar o comando getDataValue, como veremos mais adiante. O resultado será:
fig.4
-Setando(set) - usando Widgets:
No nosso segundo botão (set value), faremos os mesmos passos porém insira o código abaixo:
button2Click: function(inSender) {
try {
this.text1.setDataValue('Hello My Friends');
} catch (e) {
console.error('ERROR IN button2Click: ' + e);
}
},
O resultado será: fig.5
Note que o código que inserimos para o Hello My Friends está agora dentro da caixa de texto.
Exemplo 2 -Recuperando - usando HTML Content:
Podemos ainda criar nossos "espaços" HTML, usando um widget chamado Content, mas antes clique na Aba Source, para abrir seus códigos e selecione a aba seguinte chamada MarkUp .Ainda vamos ver bastante coisas relativas a essa aba Markup que basicamente agora vai nos ajudar a criar um código HTML simples.
digite o seguinte código:
NOTA:nesta aba seus comandos serão selecionáveis através das tags <div> e o comportamento dos elementos HTML pelos eventos onclick. Mas você também pode colocar outros eventos HTML que preferir.
Neste caso inserimos dois campos, (inputs) dois botões (buttons) e cada um dentro de 2 divs em particular, sendo um div para o método getValor() e outro para setValor();
Mas onde estão esses métodos? Você pode estar se perguntando... Calma, primeiro entendamos essa tela a qual precisamos compreender que é na verdade um container de comandos HTML, dispostos e separados por elementos <div> e que como cada qual é um elemento individual deve-se ter o id respectivo! Ou seja vamos usar esse div , chamando -o pelo id.
Vá até a aba Scripts do seu Source e crie os métodos descritos:
function getValor() {
var a = document.getElementById('texto').value;
alert("oi" + a);
}
function setValor() {
document.getElementById('texto2').value = document.getElementById('texto').value;
}
Entenda que você precisou criar um código HTML e seu código JavaScript para chamá-los através de <div>. Agora vamos fazer o seguinte, pegue o componente que mostro na imagem abaixo, chamado Content. Esse componente é o responsável para colar seu código HTML+JS como um container e dentro dele iremos direcionar os nomes de nossos <div>.
Basic Widgets->Formatting->Content
fig.6
pegue esse componente e arraste para a sua área Canvas.
Depois altere as propriedades listas e selecione em Content o nome da div correspondente ao seu código HTML.
fig.8
Dando certo seu HTML aparecerá no seu Canvas. Faça isso para quantos
desejar.
O resultado será:
Por enquanto ficamos por aqui pessoal, espero que tenham gostado. Um forte abraço++
O resultado será:
Por enquanto ficamos por aqui pessoal, espero que tenham gostado. Um forte abraço++
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