Utilizando o Plug-in Jigloo
Meu primeiro artigo e nesse primeiro artigo falo de um plug-in utilizado no eclipse. O Jigloo, que gera interfaces gráficas (GUI), muito interessante para iniciantes que desejam já utilizar swing e awt, sem ter, ainda, que entender o código gerado.
Bom pessoal esse é meu primeiro artigo, por isso desculpem pela minha forma coloquial de expressar minhas palavras e também alguns possíveis erros, uma vez que sou um programador de nível intermediário em Java e estou aqui para ajudar os iniciantes que desejam elaborar uma interface gráfica rápida e fácil de se fazer.
O Jigloo é um plug-in bastante interessante para ser utilizado no eclipse de interface gráfica, com funções similares ao do Myeclipse, com a diferença de que você pode baixar o Jigloo (de forma gratuita) no site: www.cloudgarde.com/jigloo e o Myeclipse é pago, é importante ressaltar que tem o Jigloo pago, porém aqui vamos utilizar o gratuito. Ele é muito bom para iniciantes cansados de ver aquela tela comum do eclipse e deseja visualizar uma tela com uma bela interface gráfica. Utilizando esse plug-in, os que já programam em Delphi teram mais facilidade ainda pois é só clicar no componente que deseja e colocar dentro do seu frame. No final do artigo eu ensino como instalar o plug-in e utiliza-lo no eclipse.
Esse plug-in trabalhar uma GUI (Graphics User Interface) do Java, utilizando o swing, digamos que seria o swing é um evolução do awt. O swing, assim como o awt, trabalha com componentes (botões, rótulos, etc) e containers (frame, panel, etc). Os componentes são os elementos gráficos, que estão contidos dentro dos containers. A GUI tem os seus gerenciadores de layout, que vai controlar os componentes inseridos dentro de outro componente (este sendo container). Se você desejar alterar seus botões e campos de texto à sua maneira, você tem que utilizar o AbsolutelyLayout, ou layout = null, pois por default o gerenciador de layout é o BorderLayout, onde os componentes irão se alinhar à borda.
Tudo isso citado acima será simplesmente com o mouse que você fará isso, apenas clicando no componente e arrastando para a janela. Porém vem a pergunta: "E se eu quiser inserir um evento ao meu botão?". Pra isso existe a lista de eventos, onde você vai clicar no componente que deseja adicionar um evento e na sequência ir em ActionListener e definir como anonymous e assim colocar seu código. Na figura abaixo você pode ver um evento ligado ao botão Limpar, onde quando esse botão é clicado, ele limpa os campos de texto da janela:
Esta é a forma de inserir ações a seus componentes. Na figura abaixo mostra como é gerado a janela feita pelo Jigloo:
Já nesta outra você pode observar a janela que você irá trabalhar no eclipse, veja também que o que está circulado de vermelho são os componentes que você poderá utilizar, os containers, menu, etc. E de verde é o código gerado pelo Jigloo.
Lembrando que tudo isso pode ser feito "a mão", porém requer uma prática maior do programador, onde ele terá que definir tudo e alterar tudo no seu código, utilizando esse plug-in, ele faz quase tudo isso por você. Lembrando também que esse não é um plug-in completo, ele tem várias limitações, isso é somente para mostrar as variedades que você tem nas suas ferramentas.
Instalação:
É muito simples instalar esse plug-in, mais fácil ainda fazendo essa instalação online, que é o que iremos fazer.
- Abra o site www.cloudgarde.com/jigloo e va na seção de downloads;
- Copie um endereço que ele dá nesse site;
- Abra o eclipse;
- Clique em Help, no seu menu;
- Clique agora em software updates;
- Depois em find and install;
- Selecione a opção: Search for new features to install e clique em Next;
- Nessa outra janela clique em New Remote Site e na sequencia cole o endereço antes copiado;
- Desmarque a opção: Ignore features not applicable to this environment e clique em Next;
- Depois é só marcar a opção do Jigloo e desmarcar a opção novamente lá embaixo e clicar em Finish.
Utilizando:
Para utiliza-lo é muito simples:
- Crie um novo projeto java;
- Depois de criado vá na sua package explorer e clique com botão direito em cima do projeto;
3. Clique em new e na sequência em Other;
4. Depois é só clicar em Swing e selecionar um container, para começar utilize o JFrame, clique em Next e complete os campos que ele pede.
Agora é só utilizar o seu jigloo e fazer belas interfaces gráficas, Acho que foi proveitoso e interessante esse artigo para os iniciantes, já estou preparando um novo artigo a respeito da mudança do Java 5 (Tiger) para o Java 6 (Dolphin) e para o que está por chegar: Java 7 (Mustang). Espero que tenham gostado e qualquer dúvida ou qualquer contato meu e-mail é: phelipemaia@gmail.com (e por favor, mandem e-mails dizendo se acharam ruim ou péssimo o meu artigo... rsrsrs.. To brincando, digam aí o que acharam dele) Abraço! Valeu galera!
P.S. Novamente, desculpem os erros e os equívocos.
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo