Utilizando TImage3D e TText3D - FireMonkey

Veja neste artigo como utilizar os componentes TImage3D e TText3D em aplicações no Firemonkey, framework de desenvolvimento de aplicações HD do Delphi XE2.

Neste artigo aprenderemos a usar os componentes “TImage3D” e “TText3D” do Firemonkey.

Hoje vamos realizar efeitos de animação com os componentes TImage3D e TText3D da biblioteca “FireMonkey”, onde viabiliza aos desenvolvedores a rápida construção de aplicações em HD e 3D, com desempenho nativo, animações, efeitos de imagem, conectividade à banco de dados de primeira linha. Hoje, os desenvolvedores FireMonkey podem desenvolver aplicações com facilidade, compilando-as de modo nativo nas plataformas Windows 32/64 e iOS, e num futuro breve, para Linux e Android, o FireMonkey está apenas a versão 1.0, com muitas correções e atualizações por vir. Vamos ao nosso projeto: crie uma aplicação FireMonkey 3D Application, e prossiga incluindo os seguintes componentes: um TImage3D, um TText3D, um TLayer3D dentro do Layer3D inclua dois TTrackBar e dois TLabel conforme imagem abaixo :


Figura 1: Layout do Projeto

Ainda precisamos adicionar componentes não visuais em nosso projeto, estes são componentes necessários para o desenvolvimento da animação, dentro do componente Image3D1 inclua 2 TFloatAnimation, como resultado teremos duas animações na imagem, além destas inclua também mais um TFloatAnimation dentro do componente Text3D1 conforme a estrutura do projeto, observada na imagem abaixo:


Figura 2: Estrutura do Projeto

Lembrando que em um aplicativo 3D, é impossível usar diretamente componentes como botões TLabel, TTrackBar, combobox, grid, etc... No entanto, há uma maneira muito simples para lidar com isso, o próprio FireMonkey nos fornece o componente "TLayer3D".

Alterando propriedades dos componentes:

Propriedades Image3D1

Propriedades FloatAnimation1

Propriedades FloatAnimation2

Propriedades Text3D1

Propriedades TFloatAnimation3

Propriedades Layer3D1

Propriedades TrackBar1

Propriedades TrackBar2

Após realizadas as alterações, vamos aos códigos nos eventos OnChange, dos componentes Trackbar, para termos noção através de um exemplo de controle dos componentes durante as animações.

Listagem 1: Alterando o evento OnChange do componente TrackBar1

procedure TForm1.TrackBar1Change(Sender: TObject); begin Image3D1.Position.Z := 0 - TrackBar1.Value; //altera o tamanho Image3D1 end;

Listagem 2: Alterando o evento OnChange do componente TrackBar2

procedure TForm1.TrackBar2Change(Sender: TObject); begin FloatAnimation3.Stop; FloatAnimation3.Duration := 22 - TrackBar2.Value; //alterando a velocidade Text3D1 FloatAnimation3.Start; end;

Este exemplo poderia ser realizado em projeto FireMonkey HD, da mesma maneira apresentado, seria necessário apenas incluir o componente TViewPort3D no projeto HD. Altere as propriedades dos componentes TFloatAnimation aqui configurados para ver as reações diversas da animação, tendo assim maiores opções para estudos e resultados. Espero que tenham gostado, segue o códigos fonte para facilitar o trabalho e pesquisa de vocês.

Muito obrigado. Fico por aqui, e espero por vocês na próxima! Grande abraço.

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados