.NET Compact Framework e Pocket PC

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Veja neste artigo e Jefferson Junglaus como usar o DataGrid em aplicações Pocket PC.

.NET Compact Framework DoubleClick no DataGrid

Autor : JEFFERSON LUIS JUNGLAUS
Email:
jeffersonjunglaus@gmail.com

Implementando o Evento DoubleClick no DataGrid

No artigo de hoje vamos implementar uma funcionalidade em um dos controles mais usados. Basicamente em qualquer aplicativo para Smart Device que necessite de exibição de dados é usado o DataGrid, a funcionabilidade que implementaremos hoje é muito útil para pesquisas master-detail, ou seja quando o usuário clique na linha principal (master) do DataGrid é carregado em outro ou no mesmo DataGrid os detalhes (detail) com base na linha principal , não seria aconselhável usar o evento Click para essa operação , por que , se o usuário quisesse somente selecionar a linha principal (master) automaticamente seria carregado os detalhes , assim com o evento DoubleClick ele poderá selecionar o registro master e só quando for clicado ou pressionado duas vezes sobre a linha master ele carregará os detalhes

Criando a Aplicação

Para facilitar a distribuição e o uso nos aplicativos Smart Device eu criei uma Class Library com a classe INFODataGrid na qual esta a implementação do Evento DoubleClick.

Crie um novo projeto no Visual Studio, escolha a linguagem Visual C# e o tipo como Smart Device, após abrirá uma nova janela, selecione como plataforma Pocket PC e o tipo do Projeto como Windows Application, o processo está ilustrado na Figura 1 .


Figura 1.
Ilustração de criação do projeto

Agora que temos o projeto criado copie o INFODataGrid( a DLL INFODataGrid.dll ) para a pasta bin do Projeto criado que foi nomeado de EventoDoubleClick, após isso temos que adicionar uma referência a essa Class Library que se encontra na pasta bin, clique com o botão direito encima do projeto EventoDoubleClick e em Add Reference , após siga os passos mostrado na Figura 2 , também é necessário adicionar referencia ao Assembly System.Windows.Forms.DataGrid.


Figura 2.
Primeiro clique em Browse para localizar o INFODataGrid.dll, depois selecione o Assembly System.Windows.Forms.DataGrid, clique em OK e pronto.

Usando o Evento DoubleClick

Vamos criar um procedimento chamado DoubleClick, o qual será executado quando o usuário clicar duas vezes em um registro do DataGrid, veja o código da Listagem 1 .

Listagem 1 – Implementação do Evento DoubleClick

private void DoubleClick(object sender, System.EventArgs e)
{
MessageBox.Show("Double Click");
}  

Agora vamos ao código para carregar e criar o DataGrid com o uso do evento DoubleClick, acompanhe a Listagem 2 , que está toda documentada.

Listagem 2 – Implementação do Evento DoubleClick

private void Form1_Load(object sender, System.EventArgs e)
{
//Cria um DataSet que conterá os dados
DataSet ds = new DataSet();
//Cria um DataTable
ds.Tables.Add( new DataTable("Produto"));
//Cria as colunas
ds.Tables[0].Columns.Add(new DataColumn("Codigo"));
ds.Tables[0].Columns.Add(new DataColumn("Nome"));
//Cria e atribui os registros

DataRow dr = ds.Tables[0].NewRow();
dr["Codigo"] = "1";
dr["Nome"] = "Leite";
ds.Tables[0].Rows.Add(dr);
dr = ds.Tables[0].NewRow();
dr["Codigo"] = "2";
dr["Nome"] = "Chocolate";
ds.Tables[0].Rows.Add(dr);
//Cria o DataGrid
INFODataGrid.INFODataGrid Grid = new INFODataGrid.INFODataGrid();
Grid.Location = new Point(8, 8); // Posicao do Grid
Grid.Size = new Size(216, 200); // Tamanho
Grid.DoubleClick += new EventHandler(DoubleClick);
//Evento DoubleClick implementacao
Grid.DataSource = ds.Tables[0].DefaultView;
this.Controls.Add(Grid); //Adiciona o controle
}
}


Agora basta executar o Projeto e ver o resultado, quando você clicar uma vez encima da linha do DataGrid ele seleciona agora se em um determinado tempo você der dois cliques ele irá mostrar uma mensagem, veja a Figura 3 .


Figura 3.
Ilustração do projeto em execução.

Conclusões

Agora com esse novo componente você pode usar esse recurso de clique duplo em seus projetos, espero ter sido claro e objetivo, você poderá baixar o exemplo completo aqui( Link para o exemplo ), abraços a todos.

Jefferson Luis Junglaus,
jeffersonjunglaus@gmail.com , trabalha com informática desde 2002, trabalhou como WebDesign, Instrutor, e atualmente trabalha em desenvolvimento de Sistemas de Automação Comercial em Delphi, também desenvolve Sistemas para Pocket PC, SmartPhones e Palm OS. http://br.thespoke.net/MyBlog/delphixs/MyBlog.aspx

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Ficou com alguma dúvida?