DevMedia - asp.net, Java, Delphi, SQL e web Design, tudo em um só lugar!
Bem vindo a DevMedia!
LOGIN:     SENHA:
 
 

  Este é um post disponível para assinantes MVP
Este post também está disponível para assinantes da Java Magazine DIGITAL ou para quem possui Créditos DevMedia.  Clique aqui para saber mais!


Artigo Java Magazine 39 - Uma Mala Direta com JavaMail

Artigo publicado pela Java Magazine 39.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 39. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Uma Mala Direta com JavaMail

Enviando Múltiplas Mensagens Personalizadas em HTML

Aprenda como utilizar a API JavaMail para enviar e-mails com HTML, enviar anexos e ainda personalizar o e-mail com os dados do cliente utilizando expressões regulares

 

Neste artigo, vamos demonstrar a API JavaMail criando uma aplicação completa. Iniciamos com conceitos básicos sobre a API, depois mostramos passo a passo a criação de uma aplicação de mala direta funcional, na qual lemos informações sobre clientes de uma tabela em um banco de dados MySQL e enviamos e-mails personalizados para cada cliente. Também apresentamos o conceito de expressões regulares e as funcionalidades oferecidas pela plataforma Java, usando-as para personalizar as mensagens enviadas.

A API JavaMail

A API JavaMail é utilizada para leitura e envio de e-mails, e oferece diversos recursos essenciais para aplicações corporativas, entre os quais destacamos:

·         Suporte a vários protocolos de envio e leitura de e-mail (ex.: POP3, SMTP, IMAP)

·         Suporte a mensagens em HTML

·         Suporte a envio de mensagens com anexos

 

A API JavaMail não é incluída com o JDK, portanto é necessário fazer o download e disponibilizá-la para a aplicação. Além disso, será necessária a API JavaBeans Activation Framework (JAF). Os downloads podem ser feitos em java.sun.com/products/javamail/downloads e java.sun.com/products/javabeans/jaf/downloads. Será preciso, portanto, adicionar dois JARs ao classpath da aplicação: mail.jar e activation.jar.

Se você está desenvolvendo aplicações Java EE, não há nenhuma preocupação adicional, pois as APIs JavaMail e JAF fazem parte do Java EE.

Visão geral das classes da API

Apresentamos a seguir uma breve descrição de algumas classes fundamentais do JavaMail.

javax.mail.Session

A classe Session representa uma sessão de e-mail. É através dela que obtemos os objetos responsáveis pelo envio e leitura de e-mails, como por exemplo Transport, Store e Folder. Para obter um Session precisamos de informações sobre o servidor de e-mails, que podem ser passadas através de um objeto java.util.Properties.

javax.mail.Transport

A classe abstrata Transport encapsula o protocolo de envio de e-mails (geralmente SMTP) e contém métodos para envio de mensagens. Um objeto do tipo Transport é obtido através do objeto Session informando o protocolo utilizado. A API JavaMail fornece apena uma subclasse concreta de Transport: javax.mail.internet.SMTPTransport.

javax.mail.Store e  javax.mail.Folder

Apesar de não utilizarmos estas classes no nosso exemplo pois elas são usadas para leitura ou transferência de e-mails do servidor para o cliente, vale a pena citá-las. A classe abstrata Store é utilizada para a leitura de mensagens de um servidor de e-mail. Ao obter um objeto Store através da sessão indicamos qual o protocolo utilizado, por exemplo POP3 ou IMAP (há duas subclasses concretas de Store na API: POP3Store e IMAPStore). Então nos conectamos ao servidor informando os dados para autenticação e recebimento das pastas (javax.mail.Folder) que contêm os e-mails do usuário autenticado.

A classe abstrata Folder representa uma pasta de e-mails do usuário autenticado. Objetos Folder (há as subclasses POP3Folder e IMAPFolder na API) são obtidos através de um objeto Store através do seu nome.

javax.mail.internet.MimeMessage

A classe MimeMessage representa uma mensagem a ser lida ou transferida por e-mail, e estende a classe abstrata "



ATENÇÃO! A exibição deste artigo foi interrompida.


  Este é um post disponível para assinantes MVP
Este post também está disponível para assinantes da Java Magazine DIGITAL ou para quem possui Créditos DevMedia.  Clique aqui para saber mais!






    0 COMENTÁRIO

[Fechar]

Este post é fechado - você precisa ter acesso ao post para incluir um comentário.


Nenhum comentário foi postado - seja o primeiro a comentar!



Publicidade
Autor
Yara M. H. Senger

É formada em Ciências da Computação na USP em São Carlos, especialista em desenvolvimento web; possui as certificações Sun : SCJA (Associate), SCJP (Programmer), e SCWCD (Web Component Developer) e CSM (Scrum Master).


Space do autor
Estatísticas
Favorito:
Comentários:
Feedback:
Utilidade:
0   0
[Fechar]

Você precisa estar logado para dar um feedback.

Clique aqui para efetuar o login
[Fechar]


Este post está fechado. Saiba mais sobre a assinatura MVP!
web-03
DevMedia  |  Anuncie  |  Fale conosco
Hospedagem web por Porta 80 Web Hosting
2012 - Todos os Direitos Reservados a web-03