Este é um post disponível para assinantes MVPArtigo SQL Magazine 64 - Introdução ao Filestream no SQL Server 2008
Artigo publicado Revista SQL Magazine 64.

![]()
Introdução ao Filestream no SQL Server 2008
Uma dúvida muito comum no desenvolvimento de soluções está relacionada ao armazenamento de arquivos binários: é melhor armazenarmos o arquivo em uma coluna BLOB (Binary Large OBjects) dentro do banco de dados ou o colocarmos em um diretório no sistema de arquivos e manter uma referência para este dentro do banco de dados?
Para essa pergunta, que já deve ter importunado alguns dos nossos leitores, temos diferentes abordagens de resolução, e cada uma com seus pontos fortes e fracos que precisam ser analisados com cuidado. Jim Gray e companhia nos ajudaram a entender melhor o problema com o artigo “To blob or not to blob” (http://research.microsoft.com/research/pubs/view.aspx?msr_tr_id=MSR-TR-2006-45), onde ressalta que arquivos de até 256 Kbytes têm melhor desempenho se manipulados dentro do banco de dados, enquanto arquivos maiores que 1 Mbyte deveriam ser colocados no sistema de arquivos e, para arquivos um uma área intermediária entre 256 Kbytes e 1 Mbyte, deve-se levar em conta outros fatores como taxa de leitura/escrita, sobrescrita de dados, entre outros. Mesmo com essa ajuda, ainda assim continuávamos com outros problemas na manutenção e gerenciamento dos dados, que precisavam ser tratados pela aplicação e nem sempre de maneira simples.
Para ajudar na resolução do problema acima, dentre as várias novidades que o SQL Server 2008 trouxe para desenvolvedores e administradores de banco de dados, um dos recursos mais aclamados e esperados é a possibilidade de se trabalhar de forma transparente com a manipulação de arquivos binários, integrados com o SQL Server e armazenados no sistema de arquivos.
Neste artigo vamos conhecer o recurso de filestream, analisando a maneira como o SQL Server trabalha de forma integrada com o sistema operacional, além de configurar e utilizar essa nova funcionalidade.
Configuração do filestream
Para habilitarmos a utilização de filestream no SQL Server são necessárias duas ações distintas, onde podemos ter envolvimento de dois cargos dentro da empresa: do administrador Windows (primeira ação) e do administrador de banco de dados (ambas ações).
A primeira ação é configurar a instância através do SQL Server Configuration Manager. Nesta interface, apresentada na Figura 1, podemos habilitar o filestream para acesso através de Transact-SQL (requisito para habilitar o outro modelo de acesso), habilitar acesso através da API de streamming da interface Win32, definir o nome do compartilhamento para acesso aos arquivos e se será permitido acesso de usuários remotos ao compartilhamento criado. Este passo também pode ser configurado diretamente na instalação da instância do SQL Server 2008.
ATENÇÃO! A exibição deste artigo foi interrompida.
Este é um post disponível para assinantes MVP
Space do autor


1
0
