DevMedia - asp.net, Java, Delphi, SQL e web Design, tudo em um só lugar!
Bem vindo a DevMedia!
LOGIN:     SENHA:
 
 

  Este é um post disponível para assinantes MVP
Este post também está disponível para assinantes da Easy .net magazine ou para quem possui Créditos DevMedia.  Clique aqui para saber mais!


Launchers e Choosers: Windows Phone 7 - Revista easy .net Magazine 18

O artigo explica o conceito de Launchers e Choosers, um conjunto de API´s disponibilizadas pelo Windows Phone para que os desenvolvedores possam realizar tarefas que interagem com recursos fechados do sistema operacional (ex: câmera, browser e e






Finalmente temos o sistema operacional Windows Phone 7 disponível para vendas no Brasil, apesar de poucos aparelhos disponíveis até o momento. O sistema operacional chega apresentando diversos novos conceitos de usabilidade e recursos. Foi grande a expectativa para que este sistema operacional estivesse disponível no Brasil, principalmente por desenvolvedores .NET que desejam criar aplicativos para o Windows Phone, aproveitando o poder da plataforma, utilizando as linguagens C# .NET ou VB .NET, além de contar com o Microsoft Silverlight para a criação de aplicativos ou ainda o Microsoft XNA para a criação de Games.

            A versão que temos disponível no Brasil é a versão Mango, a mais recente atualização do Windows Phone, acrescentando mais de 500 novos recursos em relação à versão anterior,  que já estava disponível em outros países. As melhorias e os novos recursos deixaram o sistema operacional da Microsoft bem competitivo no mercado, apesar de estar bem atrasado em relação a seus concorrentes. Muitos já divulgam o Windows Phone 7 como um dos três mais promissores sistemas operacionais do mercado. O caminho ainda é longo, mas a Microsoft criou um sistema operacional bonito, prático e integrado com diversas ferramentas (Microsoft Office, SkyDrive, BPOS, XBOX, BING, entre outras).

Para você que está iniciando o desenvolvimento com o Windows Phone, é importante entender que você não precisa comprar nenhum software para iniciar o desenvolvimento de seus aplicativos e começar a vendê-los no Windows Phone Marketplace. Tudo que você precisa para criar um aplicativo ou games para o Windows Phone, você encontra gratuitamente no site da Microsoft.

Quando você realizar a instalação do Windows Phone SDK 7.1(versão para o Windows Vista ou Windows 7), serão instaladas algumas ferramentas, conforme pode ser visto na Tabela 1.

Entre elas, é importante destacar o Microsoft Visual Studio 2010 Express for Windows Phone, versão gratuita do Visual Studio voltada para o desenvolvimento do WP7. Também é instalado o Windows Phone Emulator, para que você tenha a possibilidade de executar seus aplicativos. Você não precisa ter um aparelho smartphone com WP7 para testa-los. Através do emulador, você tem acesso a diversos recursos, tornando esta experiência muito similar a um dispositivo físico. Até mesmo recursos de acelerômetro (sensor que existe nos equipamentos com Windows Phone) você pode utilizar em sua aplicação e testar no emulador, mas, apesar dos diversos recursos do emulador, nada se compara a realizar os testes no próprio aparelho.

As outras ferramentas que compõem o pacote de instalação não serão explanadas por não fazer parte do escopo, podendo se um tema para um próximo artigo.

 Os Launchers e Choosers são API´s disponibilizadas pelo sistema operacional para que o desenvolvedor tenha acesso a recursos “internos”. Os mesmos estão disponíveis desde a primeira versão do Windows Phone. Para entender melhor, vamos imaginar um exemplo: uma das funções mais básicas de um aparelho celular é realizar ligações. Para isso, você como usuário acessa um número da sua lista de contatos e pede para o aparelho realizar a ligação. Apesar do processo ser simples, como fazer com que a sua aplicação realize o mesmo processo?

            Se não fossem as API´s de Launchers e Choosers, esse tipo de acesso poderia não existir ou ser um processo complexo. O sistema operacional liberou essas API´s para que o desenvolvedor tenha acesso limitado a recursos fechados do sistema operacional, utilizando o conceito de SandBox. Desta forma, com poucas linhas de código C# você poderá fazer com que a sua aplicação realize uma ligação sem se preocupar com os detalhes do funcionamento do processo, pois o sistema operacional irá cuidar dessa tarefa.

            Neste momento, vamos entender quais as diferenças entre os Launchers e Choosers. Ambos são recursos que permitem executar um determinado recurso do sistema operacional, porém, a principal diferença é que os Launchers somente executam uma funcionalidade, e os Choosers executam e retornam algum dado para que seja posteriormente trabalhado.

Um exemplo de Chooser seria quando queremos tirar uma foto utilizando a câmera fotográfica do aparelho: quando o usuário acionar o chooser, o aplicativo irá chamá-la. Neste momento, entra em ação o código “fechado”,  utilizado pelo equipamento para trabalhar com a câmera. Quando o usuário tirar uma foto, a imagem será retornada para a sua aplicação, e neste momento você poderá realizar qualquer tarefa em seu aplicativo, com a foto que o chooser retornou. Já os Launcher não retorna nenhum dado, ele somente aciona um recurso.

Um exemplo de Launcher seria abrir o browser Internet Explorer com uma determinada URL, e o aplicativo irá abrir o browser. Após ser fechado, nenhuma informação será retornada.

            Agora que sabemos as diferenças entre os Launchers e Choosers, vamos conhecer quais dessas API´s estão disponíveis atualmente. Todas as tarefas estão no namespace Microsoft.Phone.Tasks e no Assembly Microsoft.Phone (Microsoft.Phone.dll). Não irei entrar em detalhes sobre quais Launchers e Choosers são novidades da versão Mango, já que todos pertencem à mesma. É bem provável que a lista continue aumentando a cada nova versão do WP7. Desta forma, teremos mais integração com os recursos do sistema operacional, mantendo a simplicidade de acesso, reduzindo a possibilidade de erros e principalmente o tempo de desenvolvimento.  Na Tabela 2 e Tabela 3, você confere os recursos de Launchers e Choosers respectivamente.

 Exemplos práticos de Launchers e Choosers

            Uma das vantagens de utilizar os Launchers e Choosers é a facilidade de sua codificação.  Nosso primeiro exemplo será a utilização do Launcher WebBrowserTask. Com ele podemos abrir o browser do Windows Phone e apresentar uma URL específica.

"



ATENÇÃO! A exibição deste artigo foi interrompida.


  Este é um post disponível para assinantes MVP
Este post também está disponível para assinantes da Easy .net magazine ou para quem possui Créditos DevMedia.  Clique aqui para saber mais!






    0 COMENTÁRIO

[Fechar]

Este post é fechado - você precisa ter acesso ao post para incluir um comentário.


Nenhum comentário foi postado - seja o primeiro a comentar!



Publicidade
Autor
Alexandre Tadashi Sato

http://alexandretadashi.net/ Gerente de Projetos da H2 Sistemas. Desenvolvedor Microsoft C#.net, SQL Server, PostgreSQL e Silverlight.


Space do autor
Estatísticas
Favorito:
Comentários:
Feedback:
Utilidade:
0   0
[Fechar]

Você precisa estar logado para dar um feedback.

Clique aqui para efetuar o login
[Fechar]


Este post está fechado. Saiba mais sobre a assinatura MVP!
web-03
DevMedia  |  Anuncie  |  Fale conosco
Hospedagem web por Porta 80 Web Hosting
2012 - Todos os Direitos Reservados a web-03