Realizando a ligação entre os modulos – Tutorial de criação de aplicação com o modulos Bpl com o Delphi – Parte 3
Neste pequeno tutorial, será criado uma simples aplicação para realizar o cadastro de clientes, onde teremos como ponto chave do tutorial, a modularização do aplicativo, onde teremos um executável base, que será o responsável pela chamada dos módulos.
Nesta terceira e última etapa deste tutorial, vamos ver como realizar a chamada do formulário de cadastro de clientes que esta situado dentro do arquivo “PkgModular.Bpl”. É importante ressaltar que trabalhando desta forma, poderemos realizar diversos tipos de alteração no formulário e distribuir estas alterações apenas substituindo o arquivo bpl do usuário final, não havendo assim a necessidade de alteração do arquivo executável, o que poderá garantir a estabilidade da versão em caso de necessidade de pequenas correções de telas e funções.
Então vamos lá:
Primeiramente abra o aplicativo criado inicialmente e vamos criar uma pequena procedure padrão para realização da chamada dos diversos formulários criados em arquivos Bpl. Segue abaixo o código deste proecedure:
procedure TFrmPrincipal.AbreFormularioBpl(NomeClasse: String);
var Classe: TPersistentClass;
begin
Classe := GetClass(NomeClasse);
if Classe <> nil then
begin
with TComponentClass(Classe).Create(Application) as TCustomForm do
Visible := True;
end;
end;
Agora, depois de criado esta procedure, vamos substituir a chamada anterior do formulário para a chamada através desta procedure criada. No projeto inicial o formulário de cadastro era chamado através da seguinte instrução:
procedure TFrmPrincipal.ActCadClienteExecute(Sender: TObject);
begin
Application.CreateForm(TFrmCadCli,FrmCadCli);
try
FrmCadCli.ShowModal;
finally
FreeAndNil(FrmCadCli);
end;
end;
procedure TFrmPrincipal.ActCadClienteExecute(Sender: TObject);
begin
AbreFormularioBpl('TFrmCadCli');
end;
Com isso encerramos este pequeno tutorial. Espero que seja de grande utilidade para todos.
Esta disponibilizada os códigos criados neste tutorial na opção Download da página.


Vou estudar, acho que sera otima dica.
Não encontrei opção down.
Abraços
Benedito
em 10/9/2011 01:43 - Responder

Luis Carlos GodinhoVou encaminhar os códigos e solicitar que sem disponibilizado.
Abs.!
em 10/9/2011 11:22 - Responder

Wesley YamazackFoi disponibilizado o link para download, veja no topo da página.
Um abraço.
em 13/9/2011 15:50 - Responder

Benedito S. AssisAté agora não consegui cria db pela dica 1.
Tabem não estou conseguindo conectar c/ bd disponiveis nos fts baixados, tampouco acessar fts pelo d7.
em 16/9/2011 01:37 - Responder

Luis Carlos GodinhoO Banco indicado é apenas um exemplo. Pode criar um banco qualquer usando o IbExpert ou outra ferramenta que tenha aí.
Com relação à conexão, você deverá acessar o componente de conexão e alterar conforme o que estiver usando aí, pois no exemplo esta usando o caminha que fiz aqui.
Abs.!
em 16/9/2011 08:50 - Responder
Space do autor

download
0
0
