Artigo WebMobile 26 - Silverlight 3 + Ria Service
As novidades da Microsoft para desenvolver em Silverlight com facilidade e produtividade
[Artigo já está disponível no Leitor Digital DevMedia®. Clique aqui para acessá-lo]
> Clique aqui para ler todos os artigos da Mobile magazine 26
Silverlight 3 + Ria Service
As novidades da Microsoft para desenvolver em Silverlight com facilidade e produtividade
|
Neste artigo veremos |
|
· O que é o .NET RIA Service; · Principais funcionalidades; · Como utilizá-lo no projeto ASP.NET; · Como utilizá-lo no projeto Silverlight. |
|
Qual a finalidade? |
|
· Aprender como utilizar o recente Framework lançado pela Microsoft para construir aplicações em Silverlight e como tirar proveito de suas funcionalidades. |
|
Quais situações utilizam esses recursos? |
|
· Qualquer sistema hoje em dia pode ser desenvolvimento com tecnologia Silverlight. |
Resumo do DevMan
A Microsoft tem colocado em status de emergente diversas tecnologias. É até muito difícil acompanhar tudo que está em desenvolvimento ou estourando por ai. O que veremos nesse artigo de perto é mais uma tecnologia Microsoft que com certeza trará grande produtividade.
O que veremos aqui é uma visão geral sobre o Framework .NET RIA Service lançado pela Microsoft, e aprender a utilizá-lo no desenvolvimento de aplicações Silverlight.
Recentemente a Microsoft anunciou o desenvolvimento de um Framework com o codinome Alexandria para o desenvolvimento de aplicações em Silverlight. O primeiro release deste Framework foi lançado oficialmente com o nome .NET RIA Service em uma sessão do MIX09 e está disponível para download. O link para download encontra-se no final do artigo. Por conveniência, durante o artigo, vou abreviar o nome para somente RIAService.
Este Framework torna muito natural a comunicação entre a aplicação Silverlight e a lógica de negócio presente do lado do Server. Veja neste artigo como utilizar as funcionalidades deste Framework em uma aplicação Silverlight, e também como encapsular a lógica de negócio com o novo DomainService e o Entity Framework para acesso ao banco de dados.
Nota: Em aplicações Web, o termo client é usado para referenciar o que acontece do lado do usuário, o Silverlight roda no browser na máquina do usuário, portanto a aplicação Silverlight roda no lado client. O termo server é usado para referenciar com quem o client irá se comunicar. Por exemplo, uma aplicação ASP.NET atendendo as requisições que o Silverlight faz.
Funcionalidades do Ria Service
"
ATENÇÃO! A exibição deste artigo foi interrompida.
Clique aqui e acesse o Leitor Digital DevMedia para ler este artigo completo.

Space do autor


0
0
