Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre boas práticas
Porque esse artigo é útil

Neste artigo iremos apresentar a plataforma Flurry para análise de Crash Reports e análise de eventos. O Flurry além de disponibilizar um SDK enxuto e objetivo, oferece também um ambiente online para visualização e análise dos dados coletados de uma aplicação mobile. Este tipo de ferramenta é bastante útil no cenário atual, que é extremamente competitivo no que se refere ao mundo de aplicativos para smartphones. Neste cenário, a discussão deste tema é útil para profissionais da área de desenvolvimento mobile que queiram obter mais informações sobre a utilização de sua solução para obter um diferencial competitivo.

De acordo com os dados do GSMA Intelligence, vide BOX 1, existe por volta de 6.3 bilhões de celulares espalhados pelo mundo das mais diversas tecnologias, modelos, fabricantes e operadores de telefonia móvel.

Diante deste número tão impressionante é fácil perceber a popularização do celular e a sua modernização tanto no que diz respeito ao hardware quanto ao software.

Segundo Andy Rubin, cofundador do Android, não existe nada que o usuário possa acessar de seu computador tradicional que não possa acessar de seu celular. No cenário atual, esta com certeza é uma afirmação verdadeira. A complexidade e a variedade de funcionalidades e recursos que podem ser explorados hoje por uma aplicação mobile são enormes.

Infelizmente a qualidade de muitas aplicações disponibilizadas em lojas virtuais de aplicativos é pobre, sem contar os inúmeros bugs que são encontrados após atualizações.

Criar uma aplicação mobile que tenha aceitação pelos usuários de smartphones é o sonho de qualquer desenvolvedor nos dias de hoje. Porém, criar uma solução de sucesso não é uma tarefa fácil. Não basta ter uma boa ideia, tem que transformar esta ideia em produto e, num produto de qualidade, pois caso contrário há grandes chances de perder a popularidade em um intervalo curto de tempo.

Criar um produto que tenha os mesmos recursos e comportamentos em plataformas mobile distintas é um desafio sem sombra de dúvida, tendo em vista uma série de variáveis a serem controladas nas principais plataformas mobile de mercado como: modelos, fabricantes, versões do sistema operacional etc.

Posso afirmar que é impossível prever todos os pontos de falha durante o desenvolvimento de um produto mobile, por mais experientes que sejam os profissionais envolvidos.

Acredito que uma das principais perguntas a serem respondidas numa nova empreitada para criar um produto mobile é: Como minimizar os pontos de falhas da minha solução? Como identificá-los? Como dar uma resposta a um cenário de falha onde não é fácil reproduzi-lo?

E é neste cenário que as soluções de crash reports ajudam e muito a equipe a identificar pontos de falhas e tentar dar uma resposta rápida com base na análise de dados fornecidos por estas ferramentas.

Somente com as informações fornecidas pelas lojas de aplicativos não é possível conduzir uma análise focando em pontos de falhas e utilização do aplicativo.

Ter sucesso em um produto não é receita de bolo, porém o sucesso é fruto de informações precisas e respostas rápidas a fim de não afetar a imagem do produto.

No decorrer do artigo iremos apresentar o Flurry, um produto bastante interessante no seguimento de ferramentas para crash reports e análise de eventos das funcionalidades do aplicativo.

BOX 1. GSMA Intelligence

O GSMA Intelligence é uma base de dados que concentra dados de telefonia móvel em todo mundo, utilizando estas informações para análise e previsões mercadológicas utilizando seus dados como métricas para gerar informações mais precisas para indústria de telecomunicações.

Possui uma base de mais de 800 clientes em todo mundo. Entre os principais clientes são encontradas operadoras de telefonia móvel, vendedores e fabricantes de equipamentos.

Entendo melhor as ferramentas de Crash Reports

As principais plataformas de mobile possuem suas próprias lojas de aplicativos, assim como um dashboard para os desenvolvedores disponibilizarem seus produtos e obterem algumas informações sobre versões, resenhas de usuários e uma análise sobre o uso dos aplicativos.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo