DevMedia
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login

BrModelo: um software free para modelagem de dados

Veja neste artigo um software free para modelagem de dados.

[fechar]

Você não gostou da qualidade deste conteúdo?

(opcional) Você poderia comentar o que não lhe agradou?

Confirmo meu voto negativo

Nos últimos artigos foram estudados conceitos essenciais do modelo relacional, e apresentada uma notação para construção de modelos de entidade e relacionamento, presente no livro do professor Dr. Carlos Alberto Heuser e utilizada em diversos cursos de modelagem de dados.

Após a construção do modelo de entidade e relacionamento, torna-se necessária a transformação deste para o modelo relacional. Na prática, o objetivo é a construção de tabelas relacionadas, respeitando as diversas restrições do negócio modelado.

Essencialmente, os sistemas gerenciadores de banco de dados relacionais possuem dois mecanismos que servem para identificar linhas e estabelecer relacionamentos entre tabelas – são as chaves primária e estrangeira:

  • A chave primária corresponde a uma coluna ou uma combinação de colunas cujos valores servem para diferenciar uma linha das demais em uma tabela.
  • A chave estrangeira corresponde a uma coluna ou uma combinação de colunas cujos valores aparecem necessariamente na chave primária de uma tabela. Na prática, a chave estrangeira permite a implementação de relacionamentos em um banco de dados relacional.

Há diversas alternativas para a transformação do modelo de entidade e relacionamento para o modelo relacional. Neste caso, recomendo a leitura do capítulo 5 do livro do professor Dr. Carlos Alberto Heuser.

Reconheço que, inicialmente, pode não ser trivial assimilar as alternativas de mapeamento, sem algo que mostre ou materialize o conteúdo de forma prática. Objetivando diminuir essa distância, foi construída a ferramenta BrModelo, pelo analista Carlos Henrique Cândido, do curso de pós-graduação em banco de dados do Centro Universitário UNIVAG (http://www.inf.ufsc.br/bd_univag/).

BrModelo

O BrModelo é um programa free, que facilita o aprendizado de modelagem de dados. O software funciona como um editor, e possui duas funcionalidades básicas:

i)Construção do modelo de entidade e relacionamento, e:
ii)Mapeamento para o modelo relacional de banco de dados.

Neste artigo mostrarei como construir o modelo de entidade e relacionamento.

A tela de trabalho do programa, já com um modelo de entidade e relacionamento, pode ser visualizada na Figura 1.

03-07pic01.JPG

Figura 1. BrModelo

Para a construção do modelo conceitual, bastam os seguintes passos:

  1. Utilizar o mouse para selecionar o componente da Barra de Componentes do modelo, adicionando-o no editor, e;
  2. Personalizar, através do Editor de Configuração, os componentes do modelo (entidade, relacionamento, atributos, especialização, etc).

No exemplo, são mostradas as características da entidade MEDICO.

O modelo da Figura 1 representa a gerência de consultas, envolvendo a entidade MEDICO e a entidade PACIENTE.

03-07pic02.JPG

Figura 2. Modelo escolar

A Figura 2 mostra um modelo escolar, com as seguintes características principais:

  • Um relacionamento ternário, que gerencia a alocação de professores disciplinas e turmas;
  • Uma entidade associativa MATRICULA, que envolve instância da entidade ALUNO e da entidade TURMA;
  • Controle de avaliação.

A ferramenta BrModelo é bastante funcional, e certamente facilita o aprendizado de modelagem de dados, visto que os modelos são fáceis de serem criados e modificados.

Parabéns ao autor Carlos Henrique !!

Os arquivos do exemplo, Consulta e Escola, e a ferramenta BrModelo estão disponíveis para download. A ferramenta foi apresentada na III Semana de Tecnologia da UNISUAM.



Reinaldo Viana Alvares (reinaldoviana@gmail.com) é Tecnólogo em Processamento de Dados pela UNAMA – Universidade da Amazônia ( www.unama.br ), Especialista em Análise de Sistemas pela UFPA – Universidade Federal do Pará ( www. [...]

O que você achou deste post?
Conhece a assinatura MVP?
Publicidade
Serviços

Mais posts