Não abre o calendário(datepicker) na JSP

14/02/2011

0

Acompanhando uma apostila da caelum(FJ21), fui fazendo os exercícios e aprendendo um pouco mais sobre JEE. Em um exercício que pede para fazer uma TagLib(TagFiles), fiz e deveria aprecer um calendário. Acontece que não apereceu. Abaixo os meus códigos:
Esse aí em baixo é o código da JSP que deveria mostrar o calendário
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd">
<%@taglib uri="http://java.sun.com/jsp/jstl/core" prefix="c" %>
<%@taglib tagdir="/WEB-INF/tags" prefix="caelum" %>
<head>
    <script type="text/javascript" src="js/jquery.js"></script>
    <script type="text/javascript" src="js/jquery-ui.js"></script>
</head>
<form action="adicionaContato">
    Nome: <input type="text" name="nome" /><br />
    E-mail: <input type="text" name="email" /><br />
    Endereço: <input type="text" name="endereco" /><br />
    Data Nascimento: <caelum:campoData id="dataNascimento" /><br />
    <!--  Data Nascimento: <input type="text" name="dataNascimento" /><br />-->
<input type="submit" value="Gravar" />
</form>

Esse aí em baixo é o código da minha tag, que chamei de campoData.tag
<%@ attribute name="id" required="true" %>
<script type="text/javascript">
$(function() {
$("#$").datepicker({dateFormat: "dd/mm/yy"});
});
</script>
<input type="text" id="$" name="$" />

No aguardo de alguma ajuda.
Pjava

Pjava

Responder

Posts

14/02/2011

Davi Costa

Não vou poder responder muito pelas tags da caelum,
mas testa fazer essa alteração:

 <script type="text/javascript" src="/js/jquery.js"></script>
    <script type="text/javascript" src="/js/jquery-ui.js"></script>

Testa e dá o feedBack

Att Davi
Responder

14/02/2011

Davi Costa

Só complementando algumas vezes vc precisa passar até o nome da aplicação, por exemplo:


 <script type="text/javascript" src="/nomeDaApp/js/jquery.js"></script>
    <script type="text/javascript" src="/nomeDaApp/js/jquery-ui.js"></script>


Att Davi
Responder

14/02/2011

Robson Teixeira

Olá Paulo
 
   so perguntar você implementou 1 classe para essa tag???
   pois que eu me lembro você tem que ter 1 classe que implementa a interface TAG ou extendar a SimpleTagSupport para pode realizar operações com tag e também tem que ter 1 tld onde fica a url que você usa para declarar as tags que deseja usar e as classe que cada tag vai usar sacou???
pois bem eu aprendi a implementar custom tags assim e eu nada tenho contra a caelum pois eu mesmo pego apostila deles para estudo.

qualquer coisa e só chamar que respondo.

att
  robson
Responder

14/02/2011

Pjava

Respondendo ao davi --> Bem, quanto ao que me passou o Davi é o mesmo que eu tenho, exceto o nome da minha aplicação. Esse nome da apliocação é qual? Qual aplicação? O Projeto? Qual? Isso eu não entendi ainda.

Respondendo ao Robinson --> Não implementei nehuma classe para isso. Apenas copiei e colei o que estava na apostila. Essa Interface TAG está em que pacote? É do container ou do java? Realmente, não entendi bem o que vc quiz dizer com Tag e Tld. Eu só to usando a apostila da Caelum, só pra dar uma base melhor, pois meu livro de estudo é o?:
Use a Cabeça! Servlets e JSP.
Mas às vezes fica meio escuro, ai a gente pega um outro material mais simples, só para nos posicionar melhor.

Responder

14/02/2011

Robson Teixeira

Olá Paulo     Continue com a apostila da caelum até você compriender melhor e depois pesquise mais a fundo sobre custom tags e sobre arquivo tld.   com relação ao nome da aplicação pense assim as suas jsp's estão no projeto chamado myFirstTag ok??   por isso coloque assim    <script type="text/javascript" src="/myFirstTag/js/jquery.js"></script>
    <script type="text/javascript" src="/myFirstTag/js/jquery-ui.js"></script>   sacou??? att   robson Passarella
Responder

14/02/2011

Pjava

Entendi, acho. Eu tenho essa TagFile na pasta tag como campoData.tag acho que é isso que é a minha aplicação, certo? Agora me deparao com um "problema", se posso chamar assim: Eu havia feito um cabeçalho e importei para as minhas JSP's. Comoestava dando problema com ele, e isso vou deixar para resolver depois, retirei ele das minhas páginas. Acontece que mesmo sem ele lá, continua aparecendo, mesmo depois de removido. Stopei o tomcat e o jboss e restartei e nada. dei um F5 no projeto e nada também. Não creio que eu tenho que fechar a IDE e abrir novamente. Como eu faço para resolver isso? Cara, começo a desconfiar de não estar funcionando algumas coisas aqui, devido a esse problema, tipo, fiz as alterações e comtinua dando o mesmo problema, talvez porque o Container ou outra coisa não atualiza, ou seja, fica com a mesma informação. Como eu faço para atualizar? Com F5 já fiz e nada.
Responder

15/02/2011

Davi Costa

Só corrigindo o nome da sua aplicação é o nome do seu projeto, quando vc inicia um novo projeto e dá um nome a ele só isso.

Att Davi
Responder

17/02/2011

Pjava

Fiz tudo conforme me disseram e mais o que eu li e não consegui ainda fazer funcionar um calendário, ou seja, quando o componente receber o focus ele já abre e mostra um calendário, conforme está na apostila.
Responder

17/02/2011

Robson Teixeira

Olá Paulo
 tenta sem usar tag criada o datepicker
 
assim
<script type="text/javascript">
function criarCaledario(idCampo){
 $(function() {
   $("#$").datepicker({dateFormat: "dd/mm/yy"});
  });
}
</script>
  <form action="adicionaContato">
    Nome: <input type="text" name="nome" /><br />
    E-mail: <input type="text" name="email" /><br />
    Endereço: <input type="text" name="endereco" /><br />
     Data Nascimento: <input type="text" name="dataNascimento" id="datanasc" onFocus(criarCaledario('datanasc'))/><br />
<input type="submit" value="Gravar" />

tenta assim so para ver o que acontece ok??

att
 robson
Responder

02/03/2011

Helio Correa

Pessoal, Estava tendo o mesmo erro e resolvi da seguinte maneira:   A apostila da Caelum pede para colocar esse conteúdo dentro do cabecalho.jsp:   <html> <head> <link type="text/css" href="css/jquery.css" rel="stylesheet" /> <script type="text/javascript" src="js/jquery.js"></script> <script type="text/javascript" src="js/jquery-ui.js"></script> </head> <body> <!-- Restante do cabeçalho aqui --> Após algumas pesquisas, percebi que devemos especificar exatamente onde está cada referência utilizada, dessa maneira, o cabelho.jsp deverá ficar com o seguinte conteúdo (no meu caso):     <html> <head> <link type="text/css" href="css/smoothness/jquery-ui-1.8.10.custom.css" rel="stylesheet" /> <script type="text/javascript" src="js/jquery-1.4.4.min.js"></script> <script type="text/javascript" src="js/jquery-ui-1.8.10.custom.min.js"></script> </head>   Após essa modificação, o calendário funcionou normalmente.   Boa sorte!
Responder

04/03/2011

Dyego Carmo

Resolvido ?

Favor fechar o chamado :)
Responder

11/01/2012

Mavie Ozório

Hélio Correa vc me ajudou bastante!
Eu tbm não estava conseguindo abrir o calendario usando essa apostila da caelum!
eu mudei o caminho do src de acordo com o que esta aki!
nossa......
fala sério!
Responder

13/12/2017

Camila Consiglio

Jovem, tive o mesmo problema.
Solução:
"
<html>
<head>
<link href="css/jquery.css" rel="stylesheet">
<script src="jquery.js"></script>
<script src="jquery-ui.js"></script>
</head>
"
EXPLICAÇÃO:
Na apostila temos a seguinte situação:
"Copie os diretórios js e css e cole-os dentro do webcontente do seu projeto"
Ai a gente vai la e faz isso, certo.
Mas quando vamos passar o caminho:
"
<html>
<head>
<link href="css/jquery.css" rel="stylesheet">
<script src="js/jquery.js"></script>
<script src="js/jquery-ui.js"></script>
</head>
"
Temos isso: src="js/jquery.js" e isso: src="js/jquery-ui.js">
Estamos dizendo que os arquivos estão na pasta js dentro da pasta webcontente.

Então, se tirarmos o js: src="jquery.js" e "jquery-ui.js" ele deve funcionar.

Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar