O que é a plataforma Java

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (2)  (0)

Tenho observado, há alguns anos que muito tem se falando sobre as diversas plataformas de desenvolvimento para a web, mas poucos sabem s suas origens ou por onde começar.

 

Tenho observado, há alguns anos que muito tem se falando sobre as diversas plataformas de desenvolvimento para a web, mas poucos sabem s suas origens ou por onde começar.

 

Alguns universitários e leitores de artigos, tem me questionado sobre onde saber mais sobre o Java, visto que muitos deles são iniciantes ou estão começando a se interessar pelo assunto.

 

O que tem se tornado uma rotina é “falar” ou “indicar aquele artigo legal que vimos na internet” ou até mesmo “leia aquele manual ou guia”, mas na verdade não temos nos preocupado com a didática que faça os recém-chegados ou iniciados no mundo Java (ou outras plataformas. Muitas dessas dúvidas, surgidas em conversas informais serão respondidas a partir de hoje e durante os próximos artigos.

 

Vale ressaltar que, como qualquer outra linguagem de desenvolvimento, muitos dos guias, manuais, artigos ou livros serão em inglês, mas são “ossos do ofícios”.

 

Para quem está interessado na plataforma Java, aqui vai algumas dicas de leitura inicial: leia o documento da Sun "What Is the Java Platform" (O Que É A Plataforma Java), onde você terá informações sobre os objetivos da Tecnologia Java. Recomendo também o artigo "Getting Started With Java Technology", lá teremos alguns links que poderão servir de fonte de consulta.

 

Desenvolvimento em Java é uma tecnologia orientada a objetos e para familiarizar-se com esse termo recomendo http://java.sun.com/tutorial, onde há um tutorial com informações básicas sobre Orientação a Objetos.


O segundo passo é baixar as ferramentas de desenvolvimento em Java, sendo que eu recomendaria:

 

1)    JAVA 2 SDK – STANDARD EDITION – é um pacote do tipo Conjunto de desenvolvimento (do inglês Software Development Kit), onde teremos as principais ferramentas para iniciarmos nosso estudo. Em http://java.sun.com/jdk.

2)    JAVA 2 STANDARD API DOCUMENTATION – Trata-se da documentação do SDK e das API´s básicas da linguagem Java. Em http://java.sun.com/products/jdk/1.2//docs/index.html.

3)    Para facilitar um tutorial Java, afinal ninguém é de ferro! Vamos em http://java.sun.com/tutorial.

 

Outro recurso indicado é o NetBeans, uma ferramentas de desenvolvimento muito poderosa e eficaz, que utilizaremos tão logo estejamos habituados a Linguagem Java. Em http://netbeans.com, encontraremos essa ferramenta.

 

Minha sugestão é que leiam as documentações, sejam em sites (graças ao Google, tudo ficou mais fácil!). Façam uso do tutorial sempre que necessário pois tutorial foi feito pra isso.

 

Para aqueles que estão acostumados com linguagens de desenvolvimento com estilo visual, não tenham medo pois o NetBeans, está aí para nos salvar.

 

Em caso de dúvidas procurem grupos ou listas de discussão na internet ou acesse sempre que puder o site brasileiro: http://www.java.com/pt_BR/, onde temos manuais, notícias e tudo mais que precisamos para ingressar no mundo Java.

 

Para um breve histórico sobre a linguagem Java, acesse: http://www.java.com/pt_BR/about/

 

O manual do Java encontramos em: http://www.java.com/pt_BR/download/manual.jsp

 

Acostumem-se também a freqüentar o site (em inglês): http://java.sun.com/, onde temos exemplos de códigos, API´s, documentações, treinamentos e tutoriais e também treinamentos.

 

Por fim, aqui mesmo no Portal Java Magazine, vocês encontrarão muitas dicas e exemplos de casos, com riqueza de detalhes e precisão no ensino.

 

Principais Características da Linguagem Java

A linguagem Java foi projetada tendo em vista os seguintes objetivos:

·         Orientação a objeto - Baseado no modelo de Smalltalk e Simula67;

·         Portabilidade - Independência de plataforma - " write once run anywhere ";

·         Recursos de Rede - Possui extensa biblioteca de rotinas que facilitam a cooperação com protocolos TCP / IP, como HTTP e FTP;

·         Segurança - Pode executar programas via rede com restrições de execução;

·         Bytecode interpretado, ao invés de compilado.


Além disso, podem-se destacar outras vantagens apresentadas pela linguagem:

·         Sintaxe similar a Linguagem C / C + +;

·         Facilidades de Internacionalização - Suporta nativamente caracteres Unicode;

·         Simplicidade na especificação, tanto da linguagem como do " ambiente " de execução (JVM);

·         É distribuída com um vasto conjunto de bibliotecas (ou APIs);

·         Possui facilidades para criação de programas distribuídos e multitarefa (múltiplas linhas de execução num mesmo programa);

·         Desalocação de memória automática por processo de coletor de lixo;

·         Carga Dinâmica de Código - Programas em Java são formados por uma coleção de classes armazenadas independentemente e que podem ser carregadas no momento de utilização.

 

Bem pessoal, por hoje ficamos aqui e na próxima semana continuaremos nossa imersão no mundo Java. Um abraço e até lá!

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?