O desejo de se tornar um desenvolvedor de software é algo que muitas pessoas compartilham.Especialmente hoje em dia, quando as perspectivas de emprego no setor de tecnologia da informação (TI) são excelentes.

Faltam profissionais qualificados e sobram ótimas oportunidades no mercado.

Quando falamos sobre uma carreira de desenvolvedor, onde existem inúmeras áreas e possibilidades para seguir, ter um plano de carreira bem definido é uma tarefa um pouco complexa, mas extremamente importante.

Muitos Devs acabam não parando para refletir sobre algumas questões essenciais, como por exemplo:

  • Onde quero estar daqui a 5 anos?
  • O que preciso melhorar?
  • O que preciso estudar mais a fundo?
  • Em que tipo de empresa quero trabalhar?
  • Em qual área/cargo desejo atuar?

Essas e outras questões são essenciais para o autoconhecimento, que por sua vez, também é fundamental para montar um plano de carreira.

O plano de carreira ajuda a definir de forma realista onde você quer estar profissionalmente daqui a alguns anos. Isso faz com que as suas ações do presente sejam feitas e pensadas para conectarem com o seu objetivo futuro.

Vale destacar que nenhuma carreira é linear. Principalmente a de um Desenvolvedor, que busca por novos desafios constantemente e vivencia as frequentes mudanças do mercado de TI e das próprias tecnologias em geral.

Ninguém pode lhe dar uma receita de bolo para uma carreira perfeita, até porque não podemos prever o futuro, isso é impossível (pelo menos até o momento hahah).

Mas saiba que o plano de carreira será o seu guia. Por mais que você cometa erros, tenha frustrações e desvie de algumas rotas ao longo dessa jornada, ele será a base para evitar arrependimentos e alcançar o sucesso da carreira ideal.

Para que o seu planejamento da carreira faça sentido, você deve estabelecer metas e colocar prazos para que elas sejam alcançadas.

Organizando seus objetivos, você consegue visualizá-los com mais clareza e se sente mais motivado e comprometido para atingi-los.

Durante esse processo procure se aperfeiçoar, realize cursos e treinamentos, participe de eventos, leia livros que façam sentido para sua carreira, procure fazer coisas que ajudem no seu crescimento e que te preparem para voos maiores.

Muitas empresas já contam com um plano de cargos e salários pré-definido para seus colaboradores, que também é uma espécie de plano de carreira.

O plano de cargos e salários é comum em empresas de médio e grande porte. Onde todos os caminhos para progressão estão bem definidos e descritos neste documento. Cada passo realizado é um novo avanço, um aumento de salário e mais responsabilidades.

Isso é ótimo, porém, deve-se tomar cuidado para não ficar muito engessado apenas no que a empresa propõe.Lembre-se que você deve seguir suas aspirações.

Portanto, se o plano que a empresa oferece realmente for o que você almeja, siga em frente. Mas se não fizer total sentido, é importante que você tenha o controle sobre o seu plano de carreira e invista onde realmente deseja evoluir.

Dicas e tipos de carreiras que estão em alta

Agora que sabemos o conceito e os benefícios do plano de carreira, vamos aprofundar um pouco mais sobre esse assunto, pontuando dicas e tipos de carreiras que estão em alta.

Com o constante crescimento do mercado e as oportunidades se multiplicando, os profissionais ganham uma autonomia muito maior na hora de escolher como pretendem desenvolver sua carreira.

Existem diferentes formas de montar e seguir uma carreira profissional.Irei destacar aqui duas que estão “na moda”.

Carreira em Y

A letra Y representa uma escolha entre dois caminhos a serem seguidos.Um deles é o caminho técnico (de especialização), na qual decide-se tornar um expert em determinada área. Por exemplo: Cientista de Dados, Business Intelligence, Engenheiro de Softwares etc.

O outro caminho é o da gestão/administração, na qual começa-se a assumir um papel de liderança, cuidando de equipes e projetos.

caminho

Como em toda escolha importante na vida, sempre existe a dúvida: Qual caminho escolher?

O autoconhecimento e o seu plano de carreira irão te guiar nessa escolha.

Carreira em T

Recentemente, surgiram alguns perfis profissionais que conseguem viver nos dois mundos (técnico e de gestão/administração), são os chamados profissionais unicórnios.

Com base nesse perfil profissional surgiu o desenvolvimento de carreira em forma de T.

A forma em T é devido ao fato de que o desenvolvimento dessa pessoa será ao mesmo tempo no lado técnico e no lado de gestão, com base no seu dinamismo e na sua velocidade de aprendizado.

Quando você tem muito conhecimento sobre uma tecnologia em específico, você se torna referência naquilo em que trabalha, sendo assim, você se valoriza nesse quesito.

E ao ter outras habilidades, se torna útil também para resolver outros tipos de problemas e gerenciar projetos.

habilidades

Resumidamente, a carreira em Y é a opção de carreira em que você precisa escolher um caminho, entre seguir uma carreira técnica ou uma carreira em gestão, enquanto a carreira em T propõe um formato no qual o profissional pode seguir ambas carreiras ao mesmo tempo.

Carreira Decisão
Y um dos caminhos
T ambos os caminhos

Qual tipo de carreira escolher?

Em termos de decisão, a carreira em Y necessita que você escolha um dos dois caminhos, enquanto a carreira em T a decisão é seguir os dois caminhos.

As pessoas têm perfis diferentes, então é importante que você se conheça, saiba seus pontos fortes e fracos, sua facilidades e dificuldades, o que você gosta ou não de fazer, etc...

Não existe perfil certo ou errado, apenas o que é mais adequado para o seu estilo de vida e para o que você deseja alcançar.Geralmente, a escolha pela carreira em Y ocorre para perfis especialistas.

Como um desenvolvedor que gosta de tratar apenas dos problemas técnicos, assim como de um futuro gerente de produto que prefere atuar apenas de forma gerencial.

Esse perfil exige foco total na área em que pretende se especializar, priorizando sua formação e experiência em torno desse objetivo.

Já a opção pela carreira em T é mais ampla, exigindo que o profissional tenha um perfil mais generalista.Esse profissional é capaz de expandir seus conhecimentos para diversas direções que são relevantes e, ao mesmo tempo, aprofundá-los para a execução imediata de sua atividade. Em outras palavras, um profissional multidisciplinar.

Especialista ou generalista?

Especialista

O especialista tem profundo conhecimento em determinada área.

  • Vantagens: extremamente recompensado por sua habilidade se a área escolhida estiver em alta.
  • Desvantagens: ficar à mercê de apenas uma tecnologia e caso ela se torne ultrapassada e grande parte do seu valor se perder nessa área em específico.

Generalista

O generalista consegue se desdobrar em várias áreas.

  • Vantagens: ganha valor pela sua flexibilidade em relação a suas habilidades.
  • Desvantagens: Quando aparecer um desafio ou oportunidade que necessite de um skill mais aprofundado pode acabar se tornando uma dificuldade para esse profissional.

Entendemos a importância de se ter um plano de carreira bem definido. Pensando em metas a médio e longo prazo, determinando o período para alcançá-las assim como o recursos humanos e financeiros necessários para atingir esses objetivos.

Abordamos também os tipos de carreira que estão em alta (Y e T), assim como as diferenças entre elas e a relação com perfis especialistas e generalistas.

Espero que esse texto tenha te ajudado a entender um pouco sobre a importância do autoconhecimento e do planejamento profissional, agora é hora de começar a se planejar!

Aproveito o momento para destacar que empresas como a Vulpi auxiliam desenvolvedores a cuidarem de suas carreiras.

A Vulpi promove o match satisfatório entre desenvolvedor e empresa.

Através de nossa plataforma, você pode acompanhar centenas de vagas abertas em todo o Brasil, gerenciar seu perfil e até mesmo deixar com que nossa inteligência artificial promova esse match de forma automática para você!