Instalando Aplicativos no Linux

 

            Olá a todos! Neste artigo estarei abordando como realizar a instalação de aplicativos no Linux. Existem várias distribuições no mercado hoje, porém elas são baseadas basicamente em três; derivadas do Debian, derivadas do RedHat e derivadas do Slackware.

            Aqui mostrarei como realizar a instalação nas distribuições derivadas do Debian e RedHat, pois são as mais fáceis de serem utilizadas. Bem, nelas existem um sistema de gestão de pacotes de software, as derivadas do Debian, APT-GET, do RedHat, YUM. O processo de instalação de um aplicativo, tanto utilizando o APT-GET como YUM é o mesmo.

            Vamos a um exemplo, iremos instalar o programa MSN, um mensageiro para o Windows Live Messenger, como é mostrado na figura abaixo o processo de instalação é simples. Reparem que para execução deste comando é necessário ser root.

 


 

            No caso do YUM é exatamente a mesma coisa, somente altera-se o APT-GET para o YUM, como se pode ver abaixo.

 


 

            Agora você deve está ser perguntado: Como é feito está “mágica”? Simples! Ambos dos sistemas trabalham com lista de repositórios, estas listas contém todos os programas disponíveis para a instalação. Geralmente cada distribuição tem seus próprios repositórios, porém nada impede de adicionar quantos repositórios quiser. Abaixo você pode conferir uma lista de repositório do APT-GET.

 


            Outro recurso interessante destas ferramentas é a possibilidade de atualização de todos os programas instalados. Primeiramente executa-se o comando apt-get/yum update, para realizar a atualização da lista de repositórios; em seguida executa-se o comando apt-get/yum upgrade, que realizará de fato a atualização de todos os programas instalados no computador.

 

            Um outro meio para instalar programas no Linux é baixar os programas com extensão .DEB ou .RPM para distribuições baseadas em Debian e RedHat respectivamente.

 

            Para instalar é só executar o seguinte comando:

 

                        Debian => dpkg install PACOTE.deb

                        RedHat => rpm -i PACOTE.deb

 

            Agora, existem programas que não “genéricos”, ou seja, não é compilado para nenhuma distribuição específica, geralmente são programas com terminação .tar.gz. Para poder instalá-los, independente de distribuição, é necessário fazer os seguintes passos:

 

                        1 – Descompacte o arquivo .tar.gz.

                        2 – Dentro da pasta do programa que foi criada, execute o comando ./configure. Este comando compila o programa para a distribuição do Linux.

                        3 – Execute o comando make. Este comando criará o instalador do programa para a distribuição Linux.

                        4 – Execute o comando make install. Este comando instalará o programa no computador.

 

            Aqui terminamos este artigo. Espero que tenham gostado, até o próximo.

 

Bruno Lage.

lagix.blogspot.com

brunodila ( a ) gmail.com

@lagix