Neste segundo artigo da série sobre o VRaptor continuaremos o estudo desse framework durante o desenvolvimento de uma aplicação web. Destacaremos nesta etapa a preocupação com a camada de apresentação e a redução do acoplamento de nosso código.
ArtigosJavaVRaptor 3 - Revista Java Magazine 94 - Parte 2
Neste segundo artigo da
série sobre o VRaptor continuaremos o estudo desse framework durante o
desenvolvimento de uma aplicação web. Destacaremos nesta etapa a preocupação
com a camada de apresentação e a redução do acoplamento de nosso código.
Em que situação o tema útil:
Este tema é útil a todo
desenvolvedor interessado em ter mais uma excelente opção Java para
desenvolvimento web em sua caixa de ferramentas.
Resumo DevMan:
Neste artigo vamos
aprender como tornar o código mais eficiente e reutilizável com o uso de
herança e classes genéricas. Também veremos como reduzir o acoplamento
trabalhando com o sistema voltado a interfaces, onde o desenvolvedor passará a
se preocupar com o que o código faz e não mais em como ele faz.
Autor: Washington Botelho dos Santos
O desenvolvimento web tomou conta do mercado deixando as
outras modalidades para trás. Junto com esta evolução vieram os frameworks e suas soluções que tornam a
cada dia o desenvolvedor mais produtivo. Pensando em produtividade, conhecemos
no primeiro artigo da série um framework
que ajuda o desenvolvedor a melhorar sua performance. Assim, vimos como
configurar o VRaptor 3, conhecemos suas principais características e como desenvolver
um sistema baseado em CRUDs.
Na segunda parte, vamos aprender como tornar o código mais
eficiente e reutilizável com o uso de herança e classes genéricas. Além disso,
também será reduzido o acoplamento trabalhando com o sistema voltado a
interfaces, onde o desenvolvedor passará a se preocupar com o que o código faz
e não mais em como ele faz.
Até este momento nos preocupamos bastante com a codificação
feita para o servidor, mas agora vamos dar mais ênfase à parte visual do
sistema, que também é de suma importância. Lembre-se que “o sucesso de uma
aplicação depende tanto de um modelo que funcione quanto de uma interface que
seja amigável para o usuário final”. Por isso trabalharemos nesta camada
tirando proveito dos templates para o
reaproveitamento de código e a inclusão da biblioteca visual jQuery UI com
alguns de seus componentes.
Herança
O termo herança, conhecido também fora da área de tecnologia, diz
respeito a alguma característica herdada de alguém que já a possui. Na
programação usamos herança para obtermos códigos que são comuns a mais de uma
classe, como por exemplo, o atribute id que
cada modelo da aplicação obrigatoriamente deve possuir. Desta forma será criada
uma classe abstrata para manter esse atributo que poderá ser herdado por outras
classes. Este atributo também já estará anotado com as configurações da JPA e o
seu get() e set(),
aumentando com isso o reaproveitamento do código, como pode ser visto na Listagem 1.
Listagem 1. AbstractEntity: entidade herdada por todas as outras entidades.
@MappedSuperclass
public class AbstractEntity {
@Id
@GeneratedValue
private Long id;
// get e set
}
Esta classe servirá de base para todos os modelos do sistema. Logo,
devemos fazer com que os modelos herdem essa classe. Assim, o atributo id e seus respectivos get()
e set() poderão ser removidos de todos os
modelos, pois agora iremos recebê-los da entidade AbstractEntity através da herança. Veja um exemplo a seguir com a
entidade Filme, mas que deverá ser feito com todas as outras
entidades do sistema:
public class Filme extends AbstractEntity {
}
É preciso observar que a entidade abstrata só servirá para
herança, por isso, no lugar do @Entity, esta
classe será anotada com @MappedSuperclass.
Essa anotação indica para o Hibernate que a classe não será uma entidade que
terá uma representação no banco em forma de tabela, sendo apenas uma superclasse.
Nos próximos tópicos vamos criar uma classe que também será
reutilizada, assim como a que acabamos de implementar, e servirá para manter os
métodos do CRUD que são utilizados em todo o sistema.
Classes genéricas
A classe genérica é aquela que não recebe ou manipula um tipo
exato, ou seja, ela tem a capacidade de trabalhar com vários tipos de classes
diferentes. O nosso sistema possuirá a classe GenericBusiness,
que será a base que manterá o CRUD. Esta classe não irá manipular um modelo
específico, mas sim qualquer modelo que indicarmos, por isso ela é genérica. Assim,
todas as outras classes de negócios que dependam de alguma ação do CRUD deverá
herdá-la para obter estes métodos prontos. No código a seguir temos um trecho
dessa classe genérica que em sua declaração recebe o tipo do modelo a ser
manipulado:
public abstract class GenericBusiness<T extends AbstractEntity> {
protected EntityManager manager;
protected Class<T> clazz;
...
}
Nesta classe foi recebido um argumento genérico (T) para indicar qual entidade será tratada no
momento de utilizá-la. Veja que só são aceitas classes que estendem AbstractEntity, ou seja, deve ser uma entidade que
obrigatoriamente tenha um ID.
A classe GenericBusiness precisará
do EntityManager e de um Class, que servirá para manter o tipo da classe
recebido através do argumento genérico T. Esta
classe a ser manipulada será capturada no construtor da classe genérica, como
mostra a Listagem 2.
Listagem 2. GenericBusiness: classe genérica que mantém o CRUD do sistema.
No construtor é recuperado o tipo da classe contido no argumento
T. Através da classe atual, GenericBusiness, o tipo genérico é recuperado e
convertido para o tipo parametrizado. Com isso o método getActualTypeArguments() recupera uma lista de argumentos
e devolve apenas o primeiro por meio de seu índice [0],
que é exatamente o tipo genérico. Por fim, este tipo genérico é convertido em
um Class para que possamos saber qual classe
a nossa classe genérica irá manipular. Quanto ao manager,
continua com a sua injeção normalmente, porém não iremos mais injetá-lo em cada
camada de negócios, pois ele também será herdado.
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<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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