Revista Easy Java Magazine 12: Interface gráfica com Swing

Nesta edição:

  • Arquivos e fluxos de dados

    O artigo ensina como utilizar os arquivos como estruturas de dados para armazenamento de longo prazo de grandes volumes de dados, sendo importante na persistência de dados e na realização do processamento de arquivos em aplicações Java. Confira!

  • Swing: O Desktop Java

    Neste artigo veremos uma introdução à programação de interfaces gráficas utilizando a API Swing. Serão mostrados os conceitos fundamentais de programação de interfaces e exemplos de código das principais funcionalidades providas pela API.

  • O Padrão de Projeto Observer

    O padrão de projeto Observer é responsável por observar e notificar a mudança de estado entre objetos distintos através de uma dependência um-para-muitos. Este padrão possui duas formas de implementação: uma delas é fazendo uso das classes nativas do JDK, enquanto a outra parte do princípio que o programador desenvolva suas próprias classes. Por fim, o artigo apresenta um pequeno projeto onde há a união do padrão Observer com o MVC.

  • Introdução ao Eclipse RCP – Parte 2

    Nesta segunda parte do artigo sobre o Eclipse RCP, passaremos à implementação do autômato celular Jogo da Vida. Para isso, descreveremos todas as etapas da construção desse programa-exemplo, e a partir dos passos mostrados aqui, o leitor será capaz de criar uma aplicação desktop com o uso desta rica plataforma.