Pois bem, certo dia tive muitos problemas com relação a isto. instalei o delphi e o firebird da mesma versão que eu tinha criado o banco, mas quando fui fazer a conexão não dava certo. Decidi encontrar o problema e enquanto não resolvi não susseguei. então vamos ao assunto:

Isso acontece principalmente, quando usamos mais de uma versão do firebird, ou temos que trocar de versão ex: Caso você estava usando o Firebird 2.5 e precisa intalar o 2.1. Logo apos essa troca ir ocorrer o problema, ou em algum outro caso especifico. Mas e dai como resolve?
 
1º - Se o firebird ainda não foi instalado vale lembrar em uma etapa da instalação tem uma pergunta questionando se Deseja copiar a dll Fbclient.dll para dentro da pasta "C:\windows\system32\" também se deseja criar uma copia com o nome de Gds32.dll para Retrocompatibilidade, Certifique-se de deixar as duas opções setadas.
 
2 - caso você está desistalando uma versão do firebird para migrar para outra, logo que fazer a desistalação apague as duas dll's fbclient.dll e gds32.dll do diretório "C:\windows\system32\". Depois efetue a nova instação.
 
2° - Quando removemos o Firebird as suas DLL's provavelmente não são removidas, e quando é instalada a nova versão, se a dll já existir a nova instalação não subistitui a dll atual, ficando com uma versão do programa instalada e outra versão de dll. Para solucionar vá até "C:\windows\system32\" procure pelas dll's Fbclient.dll e Gds32.dll apague-as. Depois procure a pasta da instalação do Firebird, provavelmente em "C:\arquivos de programas\firebird\2.1\"  (aqui nesse caminho vai ser de acordo com a versão no meu caso coloquei 2.1 mas se fosse o 2.5 ficaria da seguinte forma "C:\arquivos de programas\firebird\2.5\") dentro desse diretório você ira encontrar o a dll Fbclient.dll, Faça uma copia da dll renomeando-a para Gds32.dll. Agora temos duas dll com o mesmo conteudo, porem com o nome diferente, Copie as duas para "C:\windows\system32\" e  pronto execute o delphi e tente fazer a conexão.
 
Uma dessas três situaçõs podem resolver o problema, e economizar dores de cabeça.