Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

O objetivo deste artigo é apresentar uma ferramenta de apoio à criação de diagramas de apoio a projetos de software como diagramas de classe, de casos de uso, de entidade-relacionamento. Para isso, será utilizado um estudo de caso.

Para que serve

Demonstrar a criação de diagramas de caso de uso, diagramas de classe e diagramas entidade-relacionamento. Além disso, o artigo mostra também como exportar os diagramas visuais em classes Java, relacionar um ou mais diagramas UML e gerar código SQL através do diagrama entidade-relacionamento.


Em que situação o tema é útil

A utilização de diagramas na fase de projeto de um desenvolvimento de sistemas é necessária para que haja precisão na transformação dos requisitos para um modelo coeso e sem ambiguidades.

Autores: Daves Marcio Silva Martins, Victor Domingos Pinto, Renan de Assis Silva Martins e Geovani Moreira Lopes Brovine

A fase de projeto no desenvolvimento de um sistema é onde ocorrerá a descrição precisa de como deverá ser o software e seu funcionamento. O modelo especificado deve ser claramente definido, de modo que o sistema evite passar por correções no decorrer de seu desenvolvimento.

Várias técnicas podem ser usadas para auxiliar nesta tarefa, em especial o uso da UML. A UML apenas padroniza diagramas, permitindo uma melhor visualização geral do projeto e da comunicação entre os objetos. Assim, antes mesmo de começar efetivamente a programação, pode-se ver se a esquematização do sistema está correta e de acordo com o que foi levantado previamente na análise de requisitos.

Nesse contexto, neste artigo será apresentado o Astah* Professional, uma ferramenta CASE de criação de diagramas UML, além de outros diagramas, tais como diagrama de entidade-relacionamento, diagrama de fluxo de dados e outras funcionalidades úteis à fase de especificação e projeto de um sistema.

Anteriormente a ferramenta era conhecida por Jude, tendo o nome alterado para Astah*. A ferramenta pode ser encontrada no site http://astah.change-vision.com/en/product/astah-professional.html onde é oferecido o download do Astah* Professional e uma licença provisória de 20 dias no próprio site. Após esse período a ferramenta para de funcionar devendo-se comprar a licença ou usar sua versão free, que não possui o mesmo conjunto de diagramas disponíveis.

Instalação do Astah* Professional

Após o download da ferramenta, o usuário será automaticamente encaminhado para uma tela pedindo a identificação, onde deverá clicar em New Registration para efetuar um novo cadastro ou inserir o e-mail e a senha de cadastro para continuar.

Clicando em New Registration, a primeira seção contém os termos de aceitação para se tornar um membro. Concordando com as definições, deve-se marcar a opção “I accept the terms in the agreement” e clique em Next.

A tela seguinte será a do preenchimento dos dados pessoais. Terminado o cadastro, os dados fornecidos serão dispostos na tela para que o usuário possa confirmar e então estar devidamente registrado no site. Uma mensagem informando o sucesso do cadastro será enviada ao e-mail fornecido.

Feito isso, é hora de retornar ao link previamente citado. Efetue o login e escolha a opção New! Astah* Professional 6.1.1 na tela seguinte. Você será encaminhado agora para uma tela com as opções apresentadas na Figura 1.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo