Segurança para servidores Windows - Revista Infra Magazine 8

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Neste artigo serão apresentadas as principais formas de se instalar um ambiente de servidores Windows de forma segura, garantindo disponibilidade do ambiente e evitando infecções e ataques de invasores que buscam brechas em redes.

Do que se trata o artigo:

Neste artigo serão apresentadas as principais formas de se instalar um ambiente de servidores Windows de forma segura, garantindo disponibilidade do ambiente e evitando infecções e ataques de invasores que buscam brechas em redes para acessar conteúdos privados. Veremos que a segurança do ambiente deve ser idealizada desde o desenho da infraestrutura, definição da rede e servidores, até a implementação de aplicações e utilitários.


Em que situação o tema é útil:

Os pontos destacados neste artigo serão úteis para a compreensão do que se deve fazer e evitar em servidores Windows e definir formas seguras de gerenciar e manter um ambiente Microsoft.

Segurança para servidores Windows:

A segurança em servidores Windows é um tema de grande importância que deve ser sempre levado em consideração por aqueles que precisam de alta disponibilidade e continuidade dos serviços da corporação. Este artigo busca conscientizar profissionais técnicos e demais interessados sobre a importância de manter o ambiente seguro e livre de ameaças internas e externas.

A preocupação com a segurança em infraestruturas Windows é uma realidade que vem crescendo a cada dia. Se o leitor acha que uma invasão externa é o único problema que as áreas de segurança enfrentam, está enganado.

Em muitos casos, as brechas de segurança estão dentro da própria organização, de modo que toda atenção com os diversos acessos e métodos utilizados se faz necessária, pois brechas de segurança podem causar dores de cabeça em diversos níveis de uma organização e, inclusive, impactar no negócio principal.

Em uma infraestrutura de servidores Windows, o fator segurança é algo a ser observado desde o planejamento do ambiente. Para isso, antes da instalação da estrutura, muitos pontos devem ser observados para que realmente se possa ter um ambiente seguro:

  • Onde estes servidores estarão operando? Qual o objetivo de determinada funcionalidade? Qual o impacto que uma brecha de segurança pode causar à corporação?
  • Meus servidores de banco de dados estão corretamente configurados? Estão protegidos por firewalls? Minhas aplicações web estão livres de um ataque?
  • Como funciona minha rotina de aplicação de patches de segurança? Estão dentro dos prazos estipulados? O nível de criticidade de determinado fix de segurança está sendo observado?
  • O firewall do Windows nem sempre é levado a sério e muitos administradores o desabilitam, simplesmente porque um ou outro acesso é bloqueado. Como resolver essa questão?
  • Quem acessa os servidores da corporação? A estrutura de servidores Windows está sendo administrada corretamente e pelas pessoas certas?
  • Os usuários com poder de administração do domínio têm ciência da necessidade de se analisar e verificar vulnerabilidades de segurança?
  • Se perdermos toda a infraestrutura, em quanto tempo conseguiremos fazer toda a restauração? Nossos backups estão em perfeitas condições?
  • Qual solução de antivírus tenho em minha estrutura e como funciona a distribuição das definições de vírus para meu parque de estações?
  • Como proteger minha rede caso um malware novo apareça antes que meu parque de estações esteja atualizado?
  • Do lado do usuário final, temos uma política de acessos bem elaborada? O usuário tem o acesso necessário à realização de seu trabalho sem comprometer a segurança como um todo?

Todas essas questões, se não levadas a sério, podem causar problemas e brechas de segurança em uma infraestrutura.

Neste artigo, abordaremos cada uma delas a fim de conscientizar o profissional de tecnologia sobre a importância de se planejar, implementar e administrar sua infraestrutura de servidores Windows da melhor forma possível para mantê-la segura.

Os objetivos da infraestrutura Windows

A segurança em servidores Windows é um tema a ser pensado já na concepção da infraestrutura. Sendo assim, como montar a estrutura de forma a garantir que os acessos fluam de forma eficaz e segura? Este é um tema que deve ser abordado já na fase de montagem da rede.

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?