Source Forge e o Sincronismo entre Outlook e Google Calendar

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Source Forge e o Sincronismo entre Outlook e Google Calendar.

Depois de ter analisado o CompanionLink for Google Calendar, resolvi procurar no mundo das soluções Free algo que me desse a mesma veratilidade para sincronizar o Outlook, que utilizo na empresa, com o Google Calendar, que utilizo pessoalmente.

Depois de garimpar pelos diversos antros da Web, encontrei uma solução muito bem desenvolvida pela comunidade no SourceForge.net. Obviamente, está em desenvolvimento e estudo, mas ajuda muito quem precisa de uma solução como esta.

Em primeiro lugar, o Remote Calendars não é uma solução de sincronismo. O sincronismo é baseado numa comunicação entre dois (ou mais lugares) com envio e recebimento de dados. O Remote Calendar oferece a solução de downloads de calendários baseados no padrão iCal para dentro do seu Outlook com apliação de alarmes e notas. Entretanto, um compromisso criado no seu Outlook Calendar, não será enviado para o seu Google Calendar.

Bom. Explicado a ferramenta, vou comentar como isso pode ajudar usuários de dispositivos móveis (como eu) a gerenciar diversos calendários.

A NECESSIDADE:

Dois calendários: Google Calendar e Outlook, e diversos dispositivos: Notebook, PDA e Celular com sincronismo.

Manter os calendários ativos nos 3 dispositivos deve ser essencial, ou pelo menos no dispositivos com mais fácil acesso para uma eventualidade.

A SOLUÇÃO:

Se você pretende uma solução completa e tem U$25 disponível, o CompanionLink é ideal. Mas se você apoia as soluções gratuitas desenvolvidas pela comunidade OpenSource, o Remote Calendars pode ser uma mão na roda ;-) .

A INSTALAÇÃO:

Primeiro, certifique-se de que você não está com o Outlook aberto ou nenhum programa que se utilize dele para conexões.

Segundo: Você precisará de alguns arquivos da Microsoft. Os links são indicados para o Microsoft Download Center, site oficial de Downloads da empresa.
VSTO 2005 - The Visual Studio 2005 Tools

Redistributable Primary Interop Assemblies

Terceiro: Visite a seção do Remote Calendars no Source Forge e faça Download do arquivo RemoteCalendarsVSTOSetup-5.64.zip.

Quarto: Instale na sequência primeiro VSTO, depois Interop Assemblies e depois o Remote Calendars.

obs: Lembre-se que o Interop Assemblies solciita um diretório para extração dos arquivos de instalação. Extraia, vá até o diretório, instale e exclua o diretório depois.

Quinto: Instalado o Remote Calendars, abra o Outlook e aguarde que seja apresentado a tela de opções. Você pode personalizá-las, eu optei por deixar as configurações padrão.

Sexto: Você irá ver a seguinte barra de ferramentas :Remote Calendar Toolbar

Sétimo: Clique no botão “Subscribe a Remote Calendar” ( um “R” acompanhado do Sinal de “+”), será apresentado uma janela solicitando a URL do calendário. Vá até seu Google Calendar (aqui)

Oitavo: Clique na seta ao lado do nome do Calendário que você deseja sincronizar no Outlook e selecione “Calendar Settings”.

Depois, clique no ícone e copie o link que será apresentado na tela (ou dê um clique direito e copiar link).

Nono: Cole esse endereço no campo que solicita a URL do calendário Remoto. Escolha um nome para esse calendário e clique em OK.

Obs: Repita os processos sétimo, oitavo e nono para cada novo calendário a ser sincronizado.

Décimo: Clique em “Relload All iCalendars” o segundo ícone (a partir da esquerda) com um “R” e duas setas em formato circular.

A CONCLUSÃO:

O Outlook irá conter todos os calendários que você solicitou o Gmail ou do seu calendário ICAL, mas o Google Calendar não irá conter o Calendário do Outlook.

Entretanto, o dispositivo móvel que você utilizar (no meu caso dois celulares e um PDA) irá conter ambos os calendários, visto que utiliza o Outlook como calendário principal e este irá conter o Google Calendar . O que permite que você tenha todos os seus compromissos atulizados no dispositivos móvel com alarmes e etc.

Claro que uma sincronização em dois sentidos Outlook < -> iCal, seria ideal, mas para uma solução free inicial já está de bom tamanho.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?