Artigo Clube Delphi 100 - Introdução à paleta Servers

Integre sua aplicação com Word e Excel.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 100. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Introdução à paleta Servers

Integre sua aplicação com Word e Excel

 Neste artigo veremos
 
·        Utilização de componentes para integração do Delphi com Excel e Word;

·        Exportação de registros do grid para Excel;

·        Simulação de preenchimento de campos de um contrato do Word com Delphi.
 
Qual a finalidade?
 
·        Entender como usar e facilitar integração entre os programas.
 
Quais situações utilizam esses recursos?
 
·        Em aplicações de cadastros com preenchimento de formulários para contratos, rotinas de exportação de relatórios.
 

Resumo do DevMan

Os componentes da paleta Server são componentes muito poderosos para integrar suas aplicações do Delphi à documentos do Office como planilhas do Excel, documentos do Word, envio de e-mails com Outlook, apresentações do Power Point entre outras funcionalidades.

 

A integração entre aplicativos em muitos dos casos acaba sendo o grande diferencial de um sistema, levando em consideração a capacidade do sistema interagir e trabalhar em outro software sem que haja qualquer intervenção por parte de usuários. Observamos muito estes aspectos quando há a digitação de resultados em um aplicativo comercial, onde as informações ficam armazenadas em uma base de dados, chaveadas para que a única forma possível de manipular seja através deste sistema. Supondo para este caso que um usuário necessite de algum relatório, alguma planilha específica e que a mesma não esteja contemplada no sistema, uma solução fácil seria disponibilizar a ele uma lista de fields disponíveis para serem trabalhadas e possibilitar que as informações sejam exportadas e salvas em uma planilha do Excel, podendo ser aplicados filtros, criação de tabelas dinâmicas, gráficos e outras formas de visualizar as informações.

Baseado em situações como esta ou situações como, por exemplo, a inclusão de um contrato de locação a um sistema comercial e a necessidade de atualização e impressão de um documento físico do Word contendo cláusulas e informações diversas do contrato, onde uma integração entre sistemas poderia fazer este trabalho de forma automatizada, otimizando o tempo necessário para o procedimento, veremos neste artigo que para ambas as situações isto será possível e não muito complicado de ser produzido." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados