Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 100. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

A integração entre aplicativos em muitos dos casos acaba sendo o grande diferencial de um sistema, levando em consideração a capacidade do sistema interagir e trabalhar em outro software sem que haja qualquer intervenção por parte de usuários. Observamos muito estes aspectos quando há a digitação de resultados em um aplicativo comercial, onde as informações ficam armazenadas em uma base de dados, chaveadas para que a única forma possível de manipular seja através deste sistema. Supondo para este caso que um usuário necessite de algum relatório, alguma planilha específica e que a mesma não esteja contemplada no sistema, uma solução fácil seria disponibilizar a ele uma lista de fields disponíveis para serem trabalhadas e possibilitar que as informações sejam exportadas e salvas em uma planilha do Excel, podendo ser aplicados filtros, criação de tabelas dinâmicas, gráficos e outras formas de visualizar as informações.

Baseado em situações como esta ou situações como, por exemplo, a inclusão de um contrato de locação a um sistema comercial e a necessidade de atualização e impressão de um documento físico do Word contendo cláusulas e informações diversas do contrato, onde uma integração entre sistemas poderia fazer este trabalho de forma automatizada, otimizando o tempo necessário para o procedimento, veremos neste artigo que para ambas as situações isto será possível e não muito complicado de ser produzido.

Utilizaremos para o desenvolvimento de exemplos do artigo o Delphi 7 e o componente TClientDataSet para acesso a dados através de arquivos XML. Faremos utilização de componentes da paleta Servers e veremos duas alternativas de exportação das informações do ClientDataSet para o Excel, sendo uma delas onde o sistema escreve individualmente o valor em cada linha/coluna do Excel e outra onde faremos uma exportação em memória, exibindo as informações exportadas apenas no momento da conclusão.

Em uma terceira situação, trabalharemos com um documento do Word que indica o cadastro de um novo contrato no sistema, fazendo após a atualização do documento com informações preenchidas.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo