Artigo Clube Delphi 101 - Manipulação direta de dados

Veremos nesse artigo algumas das principais técnicas de acesso a dados em PHP.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 101. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

PHP

Manipulação direta de dados

Aprenda comandos para manipulação de dados em SGBD com o PHP

 

Neste artigo veremos

·Comandos necessários para acesso e manipulação de dados em SGBD’s;

·Técnicas de adaptação de sistema a mais de um banco de dados;

Qual a finalidade?

·Veremos nesse artigo algumas das principais técnicas de acesso a dados em PHP;

Quais situações utilizam esses recursos?

·A principal situação em que podemos aplicar essas técnicas consiste em poder compatibilizar nossos sistemas a mais de um banco de dados, poupando tempo na hora de adequação do mesmo;

 

Resumo do DevMan

O mercado tecnológico do ponto de vista de armazenamento de dados está cada vez mais avançado. Há uma variedade enorme de bancos de dados disponíveis no mercado e com isso aumentam as chances de termos que portar nossas aplicações para cada um deles. A premissa básica hoje para qualquer profissional de desenvolvimento, é conhecer diversos bancos de dados e suas principais diferenças, sejam elas técnicas ou do ponto de vista de recursos, ou seja, conhecer o SGBD em que se vai trabalhar é extremamente necessário nos dias de hoje.

Veremos nesse artigo como conectar-se a dois bancos de dados bem conhecidos. Conheceremos as principais diferenças em termos de programação entre cada um. Faremos com que nossa aplicação se adapte a cada um.

 

O PHP surgiu para simplificar ao máximo o desenvolvimento de aplicações WEB. Isso é claramente perceptível quando é necessário escrever um código para, por exemplo, buscar informações em um banco de dados. Com três comandos básicos acessamos o banco, fazemos a consulta e preparamos os dados para exibição.

Nesse artigo vamos aprender esses comandos utilizando dois Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD): MySQL e Firebird. Vamos criar uma base de dados com uma tabela de clientes nos dois bancos de dados e manipular nossa conexão através de comandos e macetes disponíveis no PHP.

Ao final desse artigo você estará apto a fazer consultas, inserções, alterações e exclusões no banco de dados escrevendo os comandos necessários, sem o auxílio de geradores de aplicação ou ferramentas de webdesign.

 

Criando o banco de dados no MySQL

Para a criação do banco de dados você deve ter instalado o MySQL Server (baixe em dev.mysql.com) e o MySQL Administrador (dev.mysql.com/downloads/gui-tools/index.html).

 

Clube Delphi Plus

Acesse agora mesmo o portal do assinante ClubeDelphi e assista as aulas de Fabrício Desbessel que ensinam a instalar o banco de dados "

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados