Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 101. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Neste artigo veremos

·         Comandos necessários para acesso e manipulação de dados em SGBD’s;

·         Técnicas de adaptação de sistema a mais de um banco de dados;

Qual a finalidade?

·         Veremos nesse artigo algumas das principais técnicas de acesso a dados em PHP;

Quais situações utilizam esses recursos?

·         A principal situação em que podemos aplicar essas técnicas consiste em poder compatibilizar nossos sistemas a mais de um banco de dados, poupando tempo na hora de adequação do mesmo;

 

Resumo do DevMan

         O mercado tecnológico do ponto de vista de armazenamento de dados está cada vez mais avançado. Há uma variedade enorme de bancos de dados disponíveis no mercado e com isso aumentam as chances de termos que portar nossas aplicações para cada um deles. A premissa básica hoje para qualquer profissional de desenvolvimento, é conhecer diversos bancos de dados e suas principais diferenças, sejam elas técnicas ou do ponto de vista de recursos, ou seja, conhecer o SGBD em que se vai trabalhar é extremamente necessário nos dias de hoje.

         Veremos nesse artigo como conectar-se a dois bancos de dados bem conhecidos. Conheceremos as principais diferenças em termos de programação entre cada um. Faremos com que nossa aplicação se adapte a cada um.

 

O PHP surgiu para simplificar ao máximo o desenvolvimento de aplicações WEB. Isso é claramente perceptível quando é necessário escrever um código para, por exemplo, buscar informações em um banco de dados. Com três comandos básicos acessamos o banco, fazemos a consulta e preparamos os dados para exibição.

Nesse artigo vamos aprender esses comandos utilizando dois Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD): MySQL e Firebird. Vamos criar uma base de dados com uma tabela de clientes nos dois bancos de dados e manipular nossa conexão através de comandos e macetes disponíveis no PHP.

Ao final desse artigo você estará apto a fazer consultas, inserções, alterações e exclusões no banco de dados escrevendo os comandos necessários, sem o auxílio de geradores de aplicação ou ferramentas de webdesign.

 

Criando o banco de dados no MySQL

Para a criação do banco de dados você deve ter instalado o MySQL Server (baixe em dev.mysql.com) e o MySQL Administrador (dev.mysql.com/downloads/gui-tools/index.html).

 

Clube Delphi Plus

Acesse agora mesmo o portal do assinante ClubeDelphi e assista as aulas de Fabrício Desbessel que ensinam a instalar o banco de dados MySQL Server 5.0 e as ferramentas de administração.

www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=4985

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo