Artigo Clube Delphi 102 - Quick Update

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 102.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 102. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Quick Update

 

Instalando componentes mais facilmente no Delphi

Olá, nessa edição o mérito todo vai para o colega e leitor Sérgio Guedes (borlandlinuxer@gmail.com). Ele nos mandou um artigo interessante sobre uma ferramenta chamada DelphiPI. O principal objetivo dessa ferramenta é facilitar a instalação de componentes no Delphi. Para quem está pouco acostumado ou simplesmente utiliza um bom volume de componentes em sua aplicação, o DelphiPI vem de encontro a essas necessidades. Seu código-fonte é open source, ou seja, código aberto. É possível efetuar o download dele no site delphipi.googlecode.com/. Vamos ver como a ferramenta funciona.

Baixe a versão 0.40 do site indicado em um local a sua escolha. Após efetuado o download execute a aplicação que solicitar a preferência de linguagem, confirme e aguarde o início da instalação. Prossiga confirmando cada tela de instalação, ao final marque a opção Launch DelphiPI e finalize.

Para demonstrar o DelphiPI vamos instalar um componente qualquer em nossa IDE. No meu caso vou utilizar comum para validação de CGC/CPF.

Ao abrirmos o DelphiPI, notamos uma tela bastante simples como pode ser visto na Figura 1.

 

Figura 1. Tela principal do DelphiPI

 

O próximo passo é informar o caminho do arquivo do componente que se deseja instalar através do campo Base Folder no grupo Select Base Folder contains both Package and Source Files. O campo Base Folder é o campo onde informamos a base dos arquivos de um pacote, por exemplo: existem componente na internet que possuem uma série de arquivos .pas associados a ele, e por isso diversas pastas fazem parte de seu pacote.

Em seguida, precisamos informar o Package File Pattern do componente, ou seja, a extensão do arquivo que contém nosso componente, por padrão .dpk. Clique em Next para continuar.

Na próxima etapa, é necessário informarmos em qual Delphi queremos fazer a instalação e quais pastas serão gravados os arquivos do componente após a compilação. Note que é possível instalarmos em Delphi 7, BDS 2006 e RAD Studio 2007 (Figura 2). Novamente clique em Next.

 

Figura 2. Escolhendo o Delphi

 

Automaticamente o DelphiPI localiza na pasta informada na primeira tela, que há um pacote de instalação no diretório e o marca como sendo um dos pacotes a instalar. Se tivéssemos mais de um .dpk na pastas, os mesmos seriam listados (Figura 3). Agora basta clicar em Compile e aguardar.

Depois de finalizada a instalação, basta abrir o Delphi que foi escolhido para tal instalação e notar que o componente foi instalado corretamente (Figura 4).

 


Figura 3. Lista de pacotes encontrados pelo DelphiPI

 

Figura 4. Componente instalado com sucesso

 

Com certeza o DelphiPI é uma ferramenta fundamental para agilizar o processo de instalação de componentes. Após receber a dica do leitor, fiz questão de testar diversos pacotes de instalação em diferentes versões do Delphi e realmente funciona muito bem o programa. Note também que a versão 0.40, mencionada nesse artigo, é compatível com a versão 2009 do Delphi.

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados