Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 102. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Quick Update

 

Instalando componentes mais facilmente no Delphi

Olá, nessa edição o mérito todo vai para o colega e leitor Sérgio Guedes (borlandlinuxer@gmail.com). Ele nos mandou um artigo interessante sobre uma ferramenta chamada DelphiPI. O principal objetivo dessa ferramenta é facilitar a instalação de componentes no Delphi. Para quem está pouco acostumado ou simplesmente utiliza um bom volume de componentes em sua aplicação, o DelphiPI vem de encontro a essas necessidades. Seu código-fonte é open source, ou seja, código aberto. É possível efetuar o download dele no site delphipi.googlecode.com/. Vamos ver como a ferramenta funciona.

Baixe a versão 0.40 do site indicado em um local a sua escolha. Após efetuado o download execute a aplicação que solicitar a preferência de linguagem, confirme e aguarde o início da instalação. Prossiga confirmando cada tela de instalação, ao final marque a opção Launch DelphiPI e finalize.

Para demonstrar o DelphiPI vamos instalar um componente qualquer em nossa IDE. No meu caso vou utilizar comum para validação de CGC/CPF.

Ao abrirmos o DelphiPI, notamos uma tela bastante simples como pode ser visto na Figura 1.

 

Figura 1. Tela principal do DelphiPI

 

O próximo passo é informar o caminho do arquivo do componente que se deseja instalar através do campo Base Folder no grupo Select Base Folder contains both Package and Source Files. O campo Base Folder é o campo onde informamos a base dos arquivos de um pacote, por exemplo: existem componente na internet que possuem uma série de arquivos .pas associados a ele, e por isso diversas pastas fazem parte de seu pacote.

Em seguida, precisamos informar o Package File Pattern do componente, ou seja, a extensão do arquivo que contém nosso componente, por padrão .dpk. Clique em Next para continuar.

Na próxima etapa, é necessário informarmos em qual Delphi queremos fazer a instalação e quais pastas serão gravados os arquivos do componente após a compilação. Note que é possível instalarmos em Delphi 7, BDS 2006 e RAD Studio 2007 (Figura 2). Novamente clique em Next.

 

Figura 2. Escolhendo o Delphi

 

Automaticamente o DelphiPI localiza na pasta informada na primeira tela, que há um pacote de instalação no diretório e o marca como sendo um dos pacotes a instalar. Se tivéssemos mais de um .dpk na pastas, os mesmos seriam listados (Figura 3). Agora basta clicar em Compile e aguardar.

Depois de finalizada a instalação, basta abrir o Delphi que foi escolhido para tal instalação e notar que o componente foi instalado corretamente (Figura 4).

 


Figura 3. Lista de pacotes encontrados pelo DelphiPI

 

Figura 4. Componente instalado com sucesso

 

Com certeza o DelphiPI é uma ferramenta fundamental para agilizar o processo de instalação de componentes. Após receber a dica do leitor, fiz questão de testar diversos pacotes de instalação em diferentes versões do Delphi e realmente funciona muito bem o programa. Note também que a versão 0.40, mencionada nesse artigo, é compatível com a versão 2009 do Delphi.