Artigo Clube Delphi 54 - BDP - Borland Data Provider

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 54

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 54. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

BDP - Borland Data Provider

Acesso a dados no Delphi 8 para .NET

Com a chegada do Delphi 8, uma nova e robusta tecnologia para acesso a banco de dados pode ser agora utilizada pelos programadores Delphi: o ADO.NET. A Borland, estendendo recursos disponíveis no ADO.NET, criou o BDP (Borland Data Provider), que adiciona algumas vantagens sobre os Providers existentes no .NET Framework. Neste artigo estaremos demonstrando como utilizar essa tecnologia de um modo geral e qual a aplicação de cada componente disponível na paleta Borland Data Provider do Delphi 8.

 

Nota: Consulte a edição 43 para uma introdução ao acesso a dados no Delphi for .NET e ADO.NET.

Introdução ao BDP

O ADO.NET é uma tecnologia aberta para acesso a banco de dados. Qualquer desenvolvedor pode criar um novo Provider para acesso a um determinado servidor de banco de dados, implementando um conjunto de interfaces básicas definidas pelo ADO.NET. O .NET Framework 1.1 já é distribuído com quatro Providers nativos: para acesso ao SQL Server, Oracle, ODBC e OleDB, mas existem vários outros Providers disponíveis na Web, como para acesso ao MySQL, FireBird etc.

Uma desvantagem dessa abordagem é que você precisará utilizar um conjunto diferente de componentes para cada banco que desejar acessar. Isso soa estranho para os programadores Delphi. De fato, durante anos utilizamos o BDE ou dbExpress para acessar uma variedade de banco de dados, simplesmente trocando alguns parâmetros de conexão ou " [...] continue lendo...

Artigos relacionados